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Home » Cursos » Marketing e Vendas » Pós-Graduação em Gestão Comercial e Vendas

Pós-Graduação
Marketing e Vendas
432 horas/aula

Pós-Graduação em Gestão Comercial e Vendas

Pós-Graduação em Gestão Comercial e Vendas: conheça o estado da arte das estratégias comerciais e de vendas e como aplicá-las na prática.

Na Pós-Graduação em Gestão Comercial e Vendas, você vai identificar as melhores técnicas para aumentar a eficiência da área comercial. Por meio de conteúdo conceitual e prático, conseguirá aprimorar a produtividade, mitigar os riscos e identificar oportunidades de novos negócios.

Abordagem estratégica da gestão comercial

Com a Pós-Graduação em Gestão Comercial e Vendas, você definirá as bases para uma gestão comercial capaz de aumentar a competitividade e contribuir para o desempenho das vendas. Utilizando ferramentas, técnicas e modelos, poderá implementar estratégias adaptadas à realidade da sua organização.
Desenvolva competências para otimizar as operações da área comercial.

  • Avaliar a precificação de produtos ou serviços da organização.
  • Aplicar estrategicamente os principais KPIs de vendas.
  • Elaborar, desenhar e gerir os canais de vendas.
  • Liderar equipes de vendas de alto desempenho.
  • Fidelizar clientes por meio de uma área comercial eficiente.

Programa

Administração Estratégica de Vendas

Autora: prof. Juliana Oliveira Liedke, Mestre, FGV.

Implementação das estratégias de vendas. Planejamento e gestão da força de vendas. Política de remuneração. Supervisão de vendas. Gestão de conflitos, controles e métricas de vendas.

Desenho e Gestão Integrada de Canais de Vendas

Autor: prof. Marcelo Madruga de Oliveira, Mestre, FGV.

Canal de vendas. Tipos de intermediários. Fluxos de canal. Desenho de canal. Gestão de canal. Conflitos de canal. Ações comerciais direcionadas aos canais.

Finanças para Gestores

Autor: prof. Alexandre Olivera Mota, Mestre, FGV.

Esta disciplina aborda a importância do entendimento das finanças na visão do gestor, trazendo, para isto, conceitos e ferramentas que oferecem os fundamentos de finanças utilizados no mercado, as suas aplicações no mundo corporativo, os seus critérios e os seus princípios.

Aspectos Legais nas Relações de Consumo

Autor: Fábio Lopes Soares. 

Relações de consumo e direitos básicos. Sociedade da informação e proteção contratual. Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e tutela administrativa. Responsabilidade civil na defesa do consumidor.

Estratégias de Precificação de Produtos e Serviços

Autores: prof. Roberto Assef, Mestre, UFF, e prof. Marcelo Boechat, Mestre, FGV.

Estratégias de formação de preços em função dos produtos, mercados e ambientes economicossociais. Elasticidade da demanda. Yield Management para serviços. Influência dos fatores mercadológicos nos preços. Importância dos custos na formação de preços. Estratégias de formação de preços.

Estratégias de Distribuição Omnichannel e Trade Marketing

Autores: prof. Carlos Renato Seabra de Almeida, Mestre, Escola de Guerra Naval, e
Profª. Fernanda Cintra de Paula, Mestre, ESPM.
 
Gestão da organização. Canais de distribuição. Trade marketing. Proposta omnichannel. Cadeia de suprimentos.

Mídias Digitais e Vendas

Autor: prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC. 

Fundamentação sobre mídias digitais. Modelos de negócios digitais. Ferramentas mobile de ativação e relacionamento com clientes. Google Ads. SEO – Search Engine Optimization.

Formulação da Política Comercial

Autora: profª. Vanessa Janni, Doutora, UFRJ.

Elementos essenciais da política comercial. Formulação da política comercial. Suposições, metas e atividades de vendas. Canais de comercialização, tamanho e estrutura da força de vendas. Serviços complementares. Relacionamento com clientes. Programas de endomarketing. Políticas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e administração de vendas. Remuneração. Avaliação do desempenho. Política de preços. Orçamento e controle. Análise e avaliação de vendas.

Planejamento de Vendas e Novos Negócios

Autores: prof. Hélio Arthur Reis Irigaray, Doutor, FGV, e prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC.

Interseção entre estratégia da empresa e vendas. Decisões estratégicas do Plano de Vendas. Decisões táticas do Plano de Vendas.

Power Skills nas Organizações

Autora: profª. Cristina Chaves Goldschmidt, Mestre, FGV.

Power skills, trabalhabilidade e a gestão da carreira do profissional de vendas. Inteligência emocional e inteligência social. Liderança e resiliência. Colaboração, trabalho em equipes de alto desempenho e diversidade.

FGV Enterprise Competition

Autor: Paulo da Costa Lopes.

Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

Seminário de Encerramento

A Pós-Graduação Online prevê um seminário obrigatório ao final do curso como parte da disciplina FGV Enterprise Competition. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento, se remotamente ou presencialmente. E, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

Investimento

Para saber valores, condições e formas de pagamento, entre em contato com nossos consultores.

Público-alvo

Graduados em diversas áreas do conhecimento que trabalham ou desejam trabalhar com gestão estratégica de vendas.

Pré-requisitos

  • Graduação em qualquer área de conhecimento.

Pré-requisitos do curso:

  • Tempo mínimo de conclusão da graduação: dois anos*.
  • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos**.

*Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
**Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

Processo seletivo da CEEM com análise curricular do candidato
  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

Documentação necessária

  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Modalidade: Online
Disponível em:
Início: 09/02/2026
Data limite de inscrição: 03/02/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
Duração: 11 meses
Ficou interessado?
Ficou interessado?
ou
Ficou com alguma dúvida?

Fale com um consultor educacional!

Centro de Ensino Empresarial conveniado da Fundação Getulio Vargas, a única no país com a certificação ISO 9001:2015 desde 1996 com sede em Caxias do Sul.

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