Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos: implemente práticas tradicionais e ágeis na área de gestão de projetos de diversas organizações.
Com a Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos, você vai entender os fundamentos da gestão de projetos, programas e portfólios.
Desenvolverá iniciativas para criar produtos e serviços, gerar resultados com base nos padrões do Project Management Institute (PMI) e planejar, controlar e executar iniciativas, sempre conectando os conceitos a diferentes abordagens do mercado.
Abordagem holística da gestão de projetos para as organizações
Com a Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos, você aplicará modelos, ferramentas e métodos para analisar a viabilidade de projetos e a sua execução. Vai definir escopos, identificar fatores de sucesso, elencar elementos que apoiem a performance, além de aplicar métodos preditivos. Dessa forma, estará capacitado a escolher as práticas mais apropriadas para cada cenário.
Desenvolva competências para estruturar projetos.
- Elaborar projetos tecnicamente fundamentados e gerenciá-los com boas práticas.
- Coordenar a entrega de valor e a qualidade de projetos.
- Aplicar diferentes filosofias, métodos e frameworks, como Lean, Kanban e Scrum, facilitando a atuação das equipes.
- Aplicar métodos e técnicas de gestão da mudança considerando a cultura organizacional.
Programa
Conheça o programa completo do curso
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Autora: Lorena Veloso.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Gerenciamento do Escopo e Qualidade
Autor: prof. Guilherme Hoffmann, Mestre, UNLP.
Conceito de gerenciamento do escopo do projeto. Estrutura analítica do projeto (EAP). Conceitos e definições de qualidade em projetos. Gerenciamento da qualidade. Definição do plano de gerenciamento do escopo. Definição do plano de gerenciamento dos requisitos. Documentação dos requisitos. Definição da matriz de rastreabilidade dos requisitos. Especificação da linha de base do escopo. Informações sobre o desempenho do trabalho. Solicitações de mudança no escopo. Definição do plano de gerenciamento da qualidade. Definição de métricas de qualidade. Elaboração de relatório de qualidade. Elaboração de documentos de teste e avaliação. Definição de medições de controle da qualidade. Elaboração das entregas verificadas. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto.
Gerenciamento de Cronograma e Custos
Prof. Ivaldo Monteiro da Silva, Mestre, UFF.
Definição de atividades. Definição de recursos materiais. Definição de recursos humanos. Sequenciamento lógico de atividades. Duração das atividades. Desenvolvimento do cronograma do projeto. Estimativa de custos do projeto. Tipos de estimativa de custos. Fluxo de fluxo de desembolso do projeto. Controle de custos. Controle da utilização recursos. Controle do andamento do cronograma. Análise de valor agregado.
Gerenciando Projetos e Produtos com Scrum
Autor: prof. André Baptista Barcaui, Doutor, UNR.
Agilidade. Manifesto ágil. Ciclos de vida. Framework Scrum. Histórias. Estimativas. Gráficos. Gestão de riscos. Scrumban.
Liderança e Gestão de Equipes
Autora: profª. Adriana Bortolin, Mestre, Universidade Católica de Santos.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Mudança e Cultura Organizacional
Autor: Prof. Almiro dos Reis Neto, Especialista, IAE.
Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança.
Gerenciamento de riscos em projetos
Autor: prof. Luiz Fernando da Silva Xavier, Mestre, UFF.
Definição e planejamento do gerenciamento de riscos. Risco do projeto versus risco de negócio. Identificação dos riscos do projeto. Análise qualitativa dos riscos. Análise quantitativa de riscos. Planejamento das respostas aos riscos. Planejamento das reservas e controle dos riscos. Monitoramento dos riscos.
Gerenciamento de Aquisições em Projetos
Autor: prof. Gutenberg de Araújo Silveira, Doutor, USP.
Planejamento das aquisições do projeto. Planejamento dos instrumentos contratuais. Condução e controle das aquisições e instrumentos contratuais. LGPD: aspectos gerais e implicações em gerenciamento de projetos e processos de aquisições e contratos. Responsabilidade solidária em contratos envolvendo dados pessoais. Auditorias em fornecedores: relacionamento de controlador e operador.
Análise de Viabilidade de Projetos
Autora: profª. Nora Raquel Zygielszyper, Mestre, PUC.
Matemática financeira. Elaboração do fluxo de caixa de projetos. Modelos determinísticos. Custo do capital próprio. Custo médio ponderado de capital. Análise do risco econômico-financeiro em projetos.
Gerenciamento de Programas, Portfólio e PMO
Autor: prof. Norberto de Oliveira Almeida, Doutor, FCU.
Conceito de gerenciamento de programas. Relacionamento entre gerenciamento de programas, gerenciamento de portfólio e gerenciamento de projetos. Ciclo de vida de programas e gerenciamento de benefícios. Processos do gerenciamento de programas. Áreas de conhecimento de gerenciamento de programas. Conceito de gerenciamento de portfólio. Alinhamento estratégico do portfólio. Seleção e balanceamento de portfólio. Escritório de projetos – PMO. Maturidade em gerenciamento de projetos. Gestão de portfólio integrada ao PMO.
FGV Enterprise Competition
Autor: Paulo da Costa Lopes.
Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Seminário de Encerramento
A Pós-Graduação Online prevê um seminário obrigatório ao final do curso como parte da disciplina FGV Enterprise Competition. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento, se remotamente ou presencialmente. E, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.
Investimento
Fale com nossos consultores para informações sobre valores e condições.
Público-alvo
| Graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam atuar com gerenciamento de projetos em diversos segmentos.
Pré-requisitos
| Graduação em qualquer área de conhecimento.
Certificado
Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Processo seletivo

- O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Documentação necessária
- Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
- Cópia do documento de Identidade e do CPF.
* Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.
Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.