Ir para o conteúdo
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
Portal do Aluno
Portal do Aluno
Buscar
MBA
Pós-Graduação
Curta e Média Duração
Programas Internacionais
Online
Semipresencial
Unidades
Caxias do Sul - RS
Santa Maria - RS
Joinville - RS
Blumenau - RS
Pelotas - RS
Campo Grande - MS
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
Facebook Youtube Linkedin Instagram
  • MBA
  • Pós- Graduação
  • Curta e Média Duração
  • Programas Internacionais
  • Explorar
    Programas
    MBA
    Pós-Graduação
    Curta e Média Duração
    Programas Internacionais
    Modalidades
    Online
    Live
    Unidades
    Caxias do Sul - RS
    Santa Maria - RS
    Pelotas - RS
    Joinville - RS
    Blumenau - RS
    Campo Grande - MS
    Cursos por Áreas
    Direito
    Economia e Finanças
    Estratégia e Negócios
    Gestão de Setores Específicos
    Liderança e Pessoas
    Marketing e Vendas

Home » Cursos » Estratégia e Negócios » MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management

MBA
Estratégia e Negócios
432 horas/aula

MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management

O MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management é estruturado em 18 disciplinas realizadas a distância. Desse conjunto, 16 disciplinas são focadas em temas gerais da Gestão Empresarial e em temas específicos de Logística e Supply Chain.

Além delas, o curso oferece 2 disciplinas multidisciplinares, nas quais você terá a oportunidade de realizar network e interagir com participantes de MBAs de outras áreas de conhecimento da FGV: a disciplina de abertura ARGo, um jogo crossmidiático, em equipe, que visa ao fortalecimento de importantes soft skills do mercado de trabalho, e a disciplina de encerramento, FGV Business Challenge, composta por um jogo de negócios e por um seminário obrigatório, realizado em um único sábado, em um dos polos de oferta a sua escolha, do qual você poderá participar presencialmente ou de forma remota, como preferir.

Você irá desenvolver competências para: 

  • Analisar mercado e propor soluções estratégicas; 
  • Criar cultura e ambiente inovador, e tomar decisões;
  • Utilizar tecnologia e liderar pessoas;
  • Coordenar e racionalizar processos;
  • Identificar e reduzir custos. 

Programa

Conheça o programa completo do curso

ARGo – Alternate Reality Goal

Autora: Mary Kimiko Guimaraes Murashima.

Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.

Aspectos Tributários na Cadeia de Suprimento

Autor: prof. Paulo Pêgas, Mestre, UERJ.

Sistema tributário nacional. Impostos: produtos industrializados, importação e operações financeiras. PIS. Cofins. ICMS. ISS.

Custos Logísticos

Autor: prof. Marcelo Gaudioso, Mestre, IBMEC.

Gestão de custos. Custos aplicados à logística. Tomada de decisão. Custos logísticos integrados à gestão estratégica. Rentabilidade multidimensional. BSC.

Economia dos Negócios

Autor: Fabricio Stocker.

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Autor: Rafael Cuba Mancebo.

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégia Corporativa e de Negócios

Autor: Murilo Rodrigues. 

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão.  Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de Marketing

Autor: Elson Teixeira.

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

FGV Business Challenge

Autor: Paulo da Costa Lopes.

Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

Finanças Corporativas

Autora: Ana Tereza Spinola.

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Gestão da Cadeia de Suprimento

Autor: prof. Altair dos Santos Ferreira Filho, Doutor, UFRJ.

Conceitos de logística, logística integrada e gestão da cadeia de suprimento. Gestão da cadeia de suprimento e suas relações inter e intraorganizacionais. Infraestrutura logística brasileira. Práticas atuais na gestão da cadeia de suprimentos. Tecnologia aplicada à gestão da cadeia de suprimento. Principais funções logísticas. Redes logísticas como integradoras da cadeia de suprimento.

Gestão da Produção e das Operações Logísticas

Autora: profª. Mariana Wolff, Doutora, UFF.

Gestão da produção e de operações sob a ótica da cadeia de suprimento (supply chain). Indicadores-chave de desempenho (KPI) aplicáveis ao planejamento e controle da produção (PCP). Planejamento de vendas e operações (S&OP). Cálculos de planejamento de: materiais (MPS/MRP/DRP); capacidade (CRP); e materiais e capacidade (MRP-II).

Gestão de Projetos

Autores: Lorena Veloso e Carlos Freitas.

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Liderança e Gestão de Equipes

Autora: Adriana Bortolin.

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Logística do Varejo

Autor: prof. Alain Jacques Camille Winandy, Mestre, IPT-SP.

Comportamento de compras. Canais de venda. Intermediação dos canais de venda. Omnicanalidade. Gestão de estoques. Linha de produtos no varejo. Distribuição. Digitalização.

Logística Internacional

Autora: Carla Fabiana Kaizer Menezes.

Logística internacional. Habilitação. Negociação. Classificação fiscal NCM/SH. Incoterms – termos internacionais de comércio. Operações internacionais. Regimes aduaneiros internacionais.

Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores

Autor: Carlos Manuel Taboada Rodriguez.

Logística de suprimentos. Tratativa comercial no suprimento. Tipos de suprimento. Tratamento de fornecedores. Gestão de estoques. Tendências na logística de suprimentos.

Transformação Digital

Autora: Diana Sinclair Branisso. 

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Transporte e Distribuição

Autor: prof. Carlos Taboada, Doutor, Universidade Técnica de Dresden.

Sistema de distribuição física de produtos. Processo logístico de transporte. Processo logístico de armazém. RFID – utilização na distribuição física de produtos. Soluções logísticas em ambiente de comércio eletrônico. Avaliação do desempenho logístico.

Módulo Internacional

Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

Seminário de Encerramento

O curso prevê um seminário obrigatório ao final como parte da disciplina FGV Business Challenge. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento e, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

Investimento

Para saber valores, condições e formas de pagamento, entre em contato com nossos consultores.

Público-alvo

O MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management é recomendado para profissionais que:

  • atuam ou pretendem atuar na área da gestão empresarial em funções gerenciais, executivas ou empreendedores e atuam ou desejam atuar no setor de logística e gestão da cadeia de suprimentos e buscam conhecimentos nessas áreas. 

Pré- requisitos do curso:

Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
*Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
**O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.ciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

Processo seletivo da CEEM com análise curricular do candidato
  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

Documentação necessária

  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Coordenador Acadêmico:
Fernando Oliveira de Araujo

Pós-Doutorado em Modelagem Matemática para Apoio à Decisão. Pós-Doutorado em Engenharia de Produção e Transportes; Doutorado em Engenharia Industrial. Engenheiro de Produção. Possui cursos de especialização em gerenciamento de projetos e operações. Tem atuação superior a 20 anos em projetos de investimento e de consultoria na área de operações de manufatura e de serviços; gestão pela qualidade; inovação; logística, transportes e gestão da cadeia de suprimentos. É professor e orientador de pesquisas de mestrado e doutorado na área de logística, operações, produção, serviços e projetos, sendo autor e coautor de livros e mais de 180 estudos e pesquisas, publicados em veículos nacionais e internacionais.

Modalidade: Online
Disponível em:
Início: 15/12/2025
Data limite de inscrição: 09/12/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
Duração: 15 meses
Ficou interessado?
Ficou interessado?
ou
Ficou com alguma dúvida?

Fale com um consultor educacional!

Centro de Ensino Empresarial conveniado da Fundação Getulio Vargas, a única no país com a certificação ISO 9001:2015 desde 1996 com sede em Caxias do Sul.

Receba nossa News

Nós te ensinamos a avançar na sua carreira. Deixe seu e-mail e receba conteúdos grátis.

A CEEM
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
Unidades
  • Santa Maria – RS
  • Pelotas – RS
  • Joinville – SC
  • Caxias do Sul – RS
  • Campo Grande - MS
  • Blumenau – SC
Conteúdo
  • Materiais Educativos
Educação
  • MBA
  • Pós-Gradução
  • Curta e Média Duração
  • Programas Internacionais
Área de Conhecimento
  • Direito
  • Economia e Finanças
  • Gestão de Setores Específicos
  • Liderança e Pessoas
  • Educação e Humanidades
  • Marketing e Vendas
Modalidades
  • Online
  • Semipresencial
Contato
  • Fale conosco
  • Ouvidoria Acadêmica
  • Sala de Imprensa
Redes Sociais
Facebook Youtube Linkedin Instagram
© 2025 CEEM - FGV. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade