MBA em Gestão: Gestão Financeira – aplique conceitos e ferramentas de economia e finanças que vão gerar valor para diferentes negócios.
No MBA em Gestão: Gestão Financeira, você desenvolverá habilidades essenciais para realizar uma gestão eficiente das finanças. Conseguirá analisar a situação econômico-financeira da organização a partir de indicadores de desempenho essenciais para o sucesso da estratégia, como estrutura de capital, lucratividade e rentabilidade.
Gestão das finanças com enfoque empresarial
Com o MBA em Gestão: Gestão Financeira, você será capaz de planejar, executar e controlar as finanças empresariais. Poderá propor soluções inovadoras que unirão estratégias de negócios com as finanças corporativas, integrando gestão e orçamento.
Desenvolva competências para adquirir uma visão holística das atividades empresariais.
- Conhecer as práticas de governança e gestão de risco.
- Interpretar as dinâmicas econômicas, identificando oportunidades e riscos.
- Interpretar indicadores econômico-financeiros para maximizar o valor da organização.
- Dominar as técnicas de planejamento financeiro, orçamento e controle de custos para garantir eficiência e transparência na gestão financeira.
Programa
Conheça o programa completo do curso
ARGo – Alternate Reality Goal
Autora: Mary Kimiko Guimaraes Murashima.
Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.
Empreendedorismo e Gestão da Inovação
Autor: Rafael Cuba Mancebo.
Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Estratégia Corporativa e de Negócios
Autor: Murilo Rodrigues.
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de Marketing
Autor: Elson Teixeira.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Gestão de Projetos
Autores: Lorena Veloso e Carlos Freitas.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Governança Corporativa
Prof. Rubens Mazzali, Especialista, PUC-Campinas.
Prof. Betovem Coura, Ph.D., Universidade da Flórida.
Principais modelos de governança. Arquitetura de governança corporativa no Brasil. Boas práticas de governança corporativa. Ética.
Análise das Demonstrações Contábeis
Autor: prof. André Limeira, Doutor, UFF.
Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.
Controladoria
Autor: prof. Betovem Coura, Doutor, Universidade da Flórida.
Processo de controle gerencial. Controladoria. Governança Corporativa. Estrutura organizacionais. Centros de responsabilidade. Preços de transferências: aplicações gerenciais. Relatórios de desempenho financeiro.
Gestão do Capital de Giro
Autor: prof. Diego de Magalhães Ozório, Mestre, IBMEC.
Capital circulante. Capital de giro. Saldo de tesouraria. Indicadores. Orçamento de caixa. Gestão de tesouraria. Estratégias operacionais.
Liderança e Gestão de Equipes
Autora: Adriana Bortolin.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Finanças Corporativas
Autora: Ana Tereza Spinola.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Transformação Digital
Autora: Diana Sinclair Branisso.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Economia dos Negócios
Autor: Fabricio Stocker.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Gestão de Tributos
Autor: prof. Michael de Alencar Silva, Mestre, Fundação Getulio Vargas.
Sistema Tributário Nacional. Constituição do crédito tributário. Tributos inerentes à dinâmica empresarial. Sistemáticas de tributação. Planejamento tributário.
Gestão Integrada de Custos e Orçamento
Autor: prof. Ronaldo Pontes, Mestre, UFSC.
Classificação contábil aplicada à contabilidade de custos (custo, despesa, investimento, ganho, perda, gasto, desembolso, gasto fixos, gatos variáveis, semifixos e semivariáveis, gastos diretos e indiretos). Tomada de decisão utilizando métodos de custeio (variável e absorção) e ponto de equilíbrio. Orçamento empresarial como instrumento de gestão. Orçamento operacional e financeiro. Orçamento dos principais relatórios contábeis (demonstração do resultado do exercício – DRE, fluxo de caixa – FC e balanço patrimonial – BP) e a sua utilização como ferramenta de controle.
Auditoria das Demonstrações Financeiras
Autor: prof. Antônio Miguel Fernandes, Mestre, UERJ.
Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do/a auditor/a. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos/as auditores/as independentes.
Valuation
Autor: prof. Carlos Feuser, Mestre, UFMG.
Fundamentos de avaliação de empresas. Custo de capital dos investimentos. Influência da alavancagem financeira no custo de capital próprio. Indicadores de performance dos negócios. Principais métodos de avaliação de empresas e aspectos considerados no processo de fusões, aquisições e geração de valor.
FGV Business Challenge
Autor: Paulo da Costa Lopes.
Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Módulo Internacional
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.
Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.
* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.
Seminário de Encerramento
O curso prevê um seminário obrigatório ao final como parte da disciplina FGV Business Challenge. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento e, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.
Investimento
Para saber valores, condições e formas de pagamento, entre em contato com nossos consultores.
Público-alvo
- Graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou pretendem atuar na área de Gestão Empresarial, em setores financeiros e contábeis.
- Empreendedores com interesse em desenvolver técnicas de gestão financeira.
Pré-requisitos
- Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
- Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.mo de formação.
Certificado
Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Processo seletivo

- O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Documentação necessária
- Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
- Cópia do documento de Identidade e do CPF.
* Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.
Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.