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Home » Cursos » Estratégia e Negócios » MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

MBA
Estratégia e Negócios
480 horas/aula

MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

O MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios tem por missão desenvolver uma visão global e sistêmica das atividades empresariais bem como formar profissionais que ocupam cargos executivos e pessoas empreendedoras que saibam como criar valor para a sua empresa.

O objetivo principal do curso é preparar estudantes para assumirem posições de destaque na direção das empresas e liderarem o seu próprio negócio. Para isso, o curso busca motivar as pessoas participantes a serem protagonistas, liderando pelo exemplo, respeitando e valorizando a diversidade e o meio ambiente, buscando criar uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para o desenvolvimento social.

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

  • identificar, implantar e utilizar tecnologias para aumentar a eficiência operacional e conquistar mercados;
  • identificar oportunidades de novos negócios, construindo modelos de negócio inovadores;
  • aplicar habilidades comportamentais e de relacionamento;
  • propor e implementar estratégias geradoras de valor para a empresa, com base na visão sistêmica sobre redes empresariais e na análise do ambiente de negócios.

Programa

Conheça o programa completo do curso

Análise das Demonstrações Financeiras

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para a gestão: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixa (FCX) e Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Análise de Cenários Macroeconômicos

Produto Interno Bruto (PIB) e mensuração da atividade econômica. Inflação e índice de preços. Moeda, sistema financeiro e taxa de juros. Taxa de câmbio e balanço de pagamentos. Gasto do governo e dívida pública. Condução da política macroeconômica e os seus efeitos sobre a economia. Cenários macroeconômicos e os seus impactos sobre os negócios. Avaliação da conjuntura atual com base em indicadores econômicos. 

Análise de Custos e Formação Estratégica de Preços

Ambiente de negócios. Comportamento de compra do consumidor. Análise da concorrência. Custos e a sua importância na formação do preço. Classificação de custos e despesas. Métodos de custeio por absorção e variável. Determinação da margem de contribuição. Análise do break-even point. Mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Avaliação do mark-up. Análise e tomada de decisão, utilizando o método de custeio variável para a avaliação do ponto de equilíbrio, mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Impacto do custo financeiro na determinação do preço de venda a prazo. Formação de preço baseado no custo, na percepção de valor do cliente e na concorrência. Aspectos estratégicos na formação do preço.

Análise de Projetos de Investimento

Conceitos de finanças corporativas aplicados à análise de projetos de investimentos. Indicadores de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Projeção de fluxo de caixa de um projeto de investimento. Noções de risco e cálculo do custo de capital de um projeto de investimento.

Comunicação Interpessoal e Influência

Processo de comunicação interpessoal. Tipos de comunicação. Escuta ativa e empatia. Comunicação não violenta (CNV). Comunicação verbal e não verbal. Barreiras e ruídos na comunicação. Comunicação assertiva e feedback como processo de desenvolvimento. Influência e persuasão no ambiente organizacional. Storytelling como estratégia de comunicação. Comunicação como ferramenta de liderança e engajamento de equipes.

Empreendedorismo, Inovação e Criatividade

Importância do empreendedorismo e da inovação para o futuro das organizações. Cultura organizacional e inovação. Liderança e gestão de equipes criativas. Desenvolvimento de modelos de negócios inovadores. Ferramentas para o estímulo da criatividade, a inovação, o desenvolvimento e a validação de produtos e serviços. 

Estratégias de Marketing e Mídias Sociais

Marketing tradicional, marketing digital e as suas métricas. Comportamento do consumidor e do consumidor digital. Estratégias de marketing e de marketing em mídias sociais. Conteúdo e publicidade para mídias sociais. Métricas e análise de desempenho. Tendências em marketing digital.

Estratégias de Negócios Digitais

Transformação digital e e-business. Tecnologia e mudanças de comportamento. Tendências e oportunidades no ambiente digital. Modelos de negócio baseados em plataformas digitais, e-commerce e arquitetura de serviços digitais: Direct to Consumer (D2C), Business to Business to Consumer (B2B2C), marketplaces e outros. Tecnologias emergentes – IA, blockchain, internet of things (IoT), realidade aumentada, big data – na transformação dos modelos tradicionais em negócios digitais escaláveis. Experiência do cliente, análise de dados e efeitos de rede como fatores centrais na vantagem competitiva. Liderança digital, cultura de inovação e condução de projetos de transformação digital com foco em performance organizacional. Aspectos regulatórios, privacidade de dados e cibersegurança – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – no contexto do e-business.

Estratégias para o Crescimento da Empresa

Evolução da estratégia empresarial. Principais pensadores da estratégia. Estratégia aplicada aos negócios: manutenção de market share. Criação de barreiras de entrada. Aumento de market share. Lançamento de novos produtos e novos serviços. Scale-up. Internacionalização da empresa ou do negócio. Aquisições (M&A). Alianças estratégicas. Inovação em produtos e serviços. Inovação no modelo de negócio. Empresas exponenciais. Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho estratégico. Objetivos, metas e Objectives and Key Results (OKRs).

Gestão da Cadeia de Valor

Cadeia de valor nas organizações. Cadeias globais de valor. Papel do e-commerce na cadeia de valor. Mapeamento e otimização dos processos de negócio da empresa. Cadeia de suprimentos. Operações. Canais de venda e distribuição. Redes de assistência técnica e manutenção. Logística reversa aplicada aos processos de troca e reciclagem. Visão sistêmica dos processos. Componentes do planejamento da demanda. Melhores práticas da gestão e da integração entre vendas e operações (S&OP).

Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios

História da IA. Evolução das tecnologias, marcos e principais teorias da IA. Introdução ao aprendizado de máquina (machine learning – ML): modelos, algoritmos e aplicações. Aplicações da IA em diferentes áreas da organização, com foco em geração de valor para os negócios. Introdução à IA generativa e seus usos em processos de inovação, atendimento, marketing, análise de dados, entre outros. Desafios e riscos associados à adoção de IA em ambientes corporativos. Aspectos éticos e legais da IA. Fundamentos de governança de IA. Boas práticas para implementação responsável em organizações.

Internacionalização de Empresas

Teorias de internacionalização de empresas. Modelos e estratégias de entrada no mercado-alvo no exterior. Estrutura organizacional competitiva na internacionalização de negócios. Internacionalização: estudo de casos de empresas brasileiras internacionalizadas.

Liderança e Construção de Equipes de Alto Desempenho

Estilos de liderança e os seus impactos na gestão de pessoas. Liderança situacional. Pipeline de liderança. Diversidade e inclusão como fatores de desempenho. Autoconhecimento, perfis e tipologias comportamentais. Inteligência emocional na liderança e no desenvolvimento de equipes. Líder como agente de mudança. Liderança para a construção de equipes de alta performance em ambientes de confiança, inovação e colaboração.

Microeconomia e Megatendências

Fundamentos de microeconomia: teoria clássica e moderna. Oferta e demanda de mercado na ótica dos setores inovadores. Estruturas de mercado: concorrência perfeita, oligopólio e monopólio. Custos e governança. Falhas de mercado e regulação. Inovação e o seu impacto sobre as estruturas de mercado. Microeconomia dos setores de ponta. Tendências setoriais e cadeias produtivas globais.

Negócios Sustentáveis

Evolução histórica da sustentabilidade. Economia circular. Descarbonização das operações empresariais. Finanças sustentáveis. Mercado de carbono. Transição e segurança energética. Diversidade, equidade e inclusão. Evidenciação da sustentabilidade por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Global Reporting Initiative (GRI) e dos International Financial Reporting Standards (IFRS) S1 e S2. Princípios da governança corporativa: integridade, transparência, responsabilização, equidade e sustentabilidade. Órgãos de governança: conselho de administração, conselho fiscal, auditoria interna e auditoria independente. Principais riscos ESG e adoção do Task Force on Climate–related Financial Disclosure (TCFD).

Tópicos Especiais em Corporate Finance

A disciplina abordará tópicos especiais sobre o tema corporate finance.

Tópicos Especiais em Estratégias e Mercados

A disciplina abordará tópicos especiais sobre o tema estratégias e mercados.

Tópicos Especiais em Inovação e Transformação Digital

A disciplina abordará tópicos especiais sobre o tema inovação e transformação digital.

Tópicos Especiais em Negócios e Liderança

A disciplina abordará tópicos especiais sobre o tema negócios e liderança.

Valuation de Empresas

Introdução ao valuation de empresas. Revisão de conceitos de finanças corporativas aplicados ao valuation. Dados americanos, ajustados para o Brasil, para o cálculo do Custo do Capital do Acionista da Empresa (Global CAPM). Métodos de valuation de empresas.

Investimento

Fale com nossos consultores para informações sobre valores e condições.

Público-alvo

O MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios é recomendado a pessoas que desempenham a atividade empresária; ocupam cargos executivos; prestam consultorias; ou empreendem, com graduação em qualquer área de conhecimento.

Pré-requisito(s):

  • tempo mínimo de conclusão de graduação: cinco anos;
  • tempo mínimo de experiência profissional: cinco anos.

Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.

A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

Processo seletivo da CEEM com análise curricular do candidato
  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

Documentação necessária

  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Coordenador Acadêmico
Ana Ligia Nunes Finamor

Ana Ligia Nunes Finamor é Doutora pela Universidade de León, Espanha com convalidação pela UFRGS, Mestre pela UDESC/SC e Bacharel em Administração de Empresas pela ULBRA/RS. Desenvolveu projetos e tem formação executiva no exterior nas áreas de inovação e liderança na Universidade de Colônia/Alemanha, Universidade de Stanford, Instituto Europeu de Design, London Business School, dentre outras. É autora de livros na área de gestão e equipes de alto desempenho. Ministra palestras no Brasil e no exterior e presta consultoria nas áreas de Gestão, Inovação, Liderança e Equipes. Atua como coordenadora da FGV desde 2006 nos MBAs em Gestão Empresarial (presencial e Online), Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas, Desenvolvimento Humano de Gestores, Gestão Estratégica e Econômica de Negócios e na Pós-graduação em Liderança e Inovação FGV Online , tendo recebido o prêmio de melhor professora por 4 anos consecutivos e o de melhor coordenadora acadêmica por duas vezes. É professora dos MBAs da FGV nas áreas de negócios, inovação, carreira, pessoas e liderança.

Modalidade: Live
Disponível em:
Início: 06/04/2026
Data limite de inscrição: 31/03/2026
Carga Horária: 480 horas/aula
Duração: 20 meses
Ficou interessado?
Ficou interessado?
ou
Ficou com alguma dúvida?

Fale com um consultor educacional!

Centro de Ensino Empresarial conveniado da Fundação Getulio Vargas, a única no país com a certificação ISO 9001:2015 desde 1996 com sede em Caxias do Sul.

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