MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais: lidere equipes em ambientes multiculturais e crie estratégias corporativas inovadoras.
Com o MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, você implementará padrões de excelência empresarial baseados em inovação, qualidade e governança. Por meio de conteúdo prático e atual, poderá desenvolver estratégias globais, considerando os mecanismos internacionais e as variáveis culturais para interagir com diferentes países.
Gestão internacional alinhada ao Business Intelligence
O MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais prepara você para executar estratégias lucrativas embasadas em dados. Você vai compreender os pilares da construção de modelos de negócios que atuam no mercado externo, acessar as melhores práticas de negociação e avaliar instrumentos para otimizar o custo de capital.
Desenvolva competências para gerenciar negócios capazes de competir globalmente.
- Identificar oportunidades e ameaças do macroambiente internacional.
- Utilizar modelos para a compreensão da realidade geopolítica na análise estratégica organizacional.
- Avaliar e propor adequações na estrutura da organização para o processo de internacionalização.
Programa
Conheça o programa completo do curso
Big Data & Analytics
Competências analíticas essenciais para a gestão. Desafio analítico. Decisões, dados e informação. Escada analítica: classes de problemas a serem resolvidos pelas análises. Ciclo analítico: da coleta à análise de dados. Dados estruturados versus dados não estruturados. Modelagem de informações: matéria-prima para decisões. Princípios de modelagem informacional. Panoramas versus eventos. Bases de dados versus datasets. Modelagem de eventos: a transição para o pensamento analítico. Interpretação e visualização de dados. Análise exploratória de dados. Erros comuns na representação de dados. Recomendações para melhorar a visualização de dados. Tratamento de variáveis. Identificação e tratamento de outliers. Transformações e possíveis melhorias na interpretação de variáveis.
Branding e Posicionamento de Marcas no Mercado Internacional
Posicionamento de marca em mercados internacionais. Global branding. Pilares do branding digital. Adaptação da marca em mercados internacionais. Personalidade da marca. Percepção de marca e valor no mercado global. Gestão de branding e de brand equity. Environmental, Social and Governance (ESG) e impacto sobre a percepção e o valor da marca.
Business Intelligence & International Information Systems
Quarta revolução industrial e importância dos BIS. Revoluções industriais. Digitalização do Comex e da logística internacional. Importância dos BIs. Conceitos de inteligência competitiva. Bases de dados nacionais e internacionais relacionadas ao comércio exterior. Bases de dados internacionais: United Nations Conference on Trade and Development (Unctad); World Trade Organization (WTO); Banco Mundial; Organização das Nações Unidas (ONU). Bases de dados nacionais: Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); ComexStat. Construção e análise da evolução e do perfil do comércio exterior brasileiro por meio dos BIs. Compreensão das variáveis que influenciam o setor por meio dos BIs. Fundamentos do setor: oferta versus demanda, utilizações, custos, sazonalidade, entre outros. Efeitos da pandemia. Tomada de decisões apoiadas por BIs.
Corporate Finance in a Global Environment
Análise de valor monetário no tempo. Mercados financeiros internacionais. Mercados de derivativos. Planejamento financeiro. Emissões internacionais. Alavancagem e abertura de capital.
Desenvolvimento de Lideranças em Ambientes Multiculturais
Liderança em ambientes multiculturais, integrando processos e pessoas. Desenvolvimento de equipes multiculturais. Gestão da diversidade. Administração de conflitos interculturais.
Empreendedorismo Internacional
Ecossistema de empreendedorismo internacional. Cultura empreendedora e inovação. Fontes de financiamento e apoio às startups com atuação nos negócios internacionais. Desenvolvimento de um modelo de negócio em mercado-alvo no exterior.
ESG – Environmental, Social and Governance in Trade
Conceito de capitalismo de stakeholders. Impactos nos negócios. Conceito de ESG. Papel dos investidores. Gestão de riscos. Governança ESG. Cadeia de suprimentos sustentável. Meio ambiente e mudanças climáticas. Socialmente sustentável. Barreiras comerciais. Mercado de carbono, metano e “imposto de carbono”. Impacto nas negociações internacionais.
Estratégia e Competitividade
Estratégia empresarial e competitividade. Análises setoriais e do macroambiente internacional de negócios. Resource-Based Theory (RBT). Estratégia internacional.
Geopolítica e Economia Internacional
Conceito de geopolítica e a sua relação com a administração. Relação entre geopolítica e administração. Noções fundamentais sobre os principais temas e atores da geopolítica atual. Modelos de análise geopolítica: crise reversível da unipolaridade ocidental e multipolaridade. Eventos geopolíticos e o seu impacto na administração. Vieses cognitivos na análise geopolítica. Cenários geopolíticos e o seu uso em estratégia empresarial.
Global Supply Chain Management
Importância das estratégias competitivas das Cadeias Globais de Valor (CGV). Análise de cenários de competividade globais: ambiente econômico, político, legal e regulatório, bem como infraestrutura. Desenvolvimento do ecossistema de fornecedores globais. CGV impulsionando as organizações, a comunidade e o planeta. Gerenciamento global de inventários e avaliação da estratégia de acordo com ciclo de vida do produto. Estratégias de entrada nos mercados. Total Cost of Ownership (TCO). Estratégias de postponement. Análise e avaliação de cenários para as decisões de make or buy. Estruturação de business case. Desenvolvimento de fornecedores e gestão de contratos internacionais. Oportunidades e riscos associados. Coordenação de redes de suprimentos internacionais. Tomada de decisões apoiadas em informações qualitativas e quantitativas. Gestão do processo. Entendimento de cultura, crenças e aspectos comportamentais.
Internacionalização de Empresas
Teorias de internacionalização de empresas. Modelos e estratégias de entrada no mercado-alvo no exterior. Estrutura organizacional competitiva na internacionalização de negócios. Internacionalização: estudo de casos de empresas brasileiras internacionalizadas.
Logística Internacional
Infraestrutura de transportes voltada para as operações de comércio exterior. Sistema portuário. Sustentabilidade. Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Investimentos portuários. Investimentos ferroviários. Concessões aeroportuárias. Operações logísticas em projetos de comércio exterior. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Seguro de transporte internacional. Custos logísticos na formação dos preços de exportação. Custos logísticos na formação dos custos de importação. Multimodalidade e competitividade. Matriz de transportes brasileira. Conectividade do modal aquaviário com a hinterlândia por meio dos diferentes modais. Transporte aéreo de cargas e as suas conexões.
Marketing Internacional
Análise do macro e do microambiente de marketing internacional. Segmentação e posicionamento estratégico no mercado-alvo. Desenvolvimento do marketing-mix nos negócios internacionais. Marketing digital nos negócios internacionais.
Negociação Corporativa Internacional
Competências pessoais e profissionais de um negociador internacional. Aspectos culturais e organizacionais em negociação internacional. Processo de negociações corporativas internacionais. Abordagens negociais em ambientes internacionais para a implementação de um acordo sustentável.
Sistema Brasileiro de Comércio Exterior
Sistema administrativo, cambial e fiscal do comércio exterior brasileiros: órgãos e atividades. Estrutura tributária e principais regimes aduaneiros no Brasil. Mercado de câmbio e as suas operações nas exportações e nas importações. Modelos de gerenciamento das atividades operacionais nas exportações e nas importações.
Tópicos Especiais em Estratégia
A disciplina abordará conteúdos relacionados ao módulo Estratégia.
Tópicos Especiais em Marketing e Negócios Internacionais
A disciplina abordará conteúdos relacionados ao módulo Marketing e Negócios Internacionais.
Tópicos Especiais em Operações Internacionais
A disciplina abordará conteúdos relacionados ao módulo Operações Internacionais.
Investimento
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Público-alvo
- Profissionais que ocupam cargos executivos em diversas áreas, incluindo comércio exterior, marketing, operações, finanças e logística.
- Empreendedores que estão em um processo de internacionalização do negócio.
Pré-requisitos
- Ter concluído a graduação há pelo menos 3 anos*
- Profissionais com 4 anos ou mais de experiência*
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.
Certificado
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Processo seletivo

- O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Documentação necessária
- Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
- Cópia do documento de Identidade e do CPF.
* Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.
Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.