Ir para o conteúdo
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
Portal do Aluno
Portal do Aluno
Buscar
MBA
Pós-Graduação
Curta e Média Duração
Programas Internacionais
Online
Semipresencial
Unidades
Caxias do Sul - RS
Santa Maria - RS
Joinville - RS
Blumenau - RS
Pelotas - RS
Campo Grande - MS
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
Facebook Youtube Linkedin Instagram
  • MBA
  • Pós- Graduação
  • Curta e Média Duração
  • Programas Internacionais
  • Explorar
    Programas
    MBA
    Pós-Graduação
    Curta e Média Duração
    Programas Internacionais
    Modalidades
    Online
    Live
    Unidades
    Caxias do Sul - RS
    Santa Maria - RS
    Pelotas - RS
    Joinville - RS
    Blumenau - RS
    Campo Grande - MS
    Cursos por Áreas
    Direito
    Economia e Finanças
    Estratégia e Negócios
    Gestão de Setores Específicos
    Liderança e Pessoas
    Marketing e Vendas

Home » Cursos » Gestão de Setores Específicos » MBA em Economia e Gestão: Agronegócio

MBA
Gestão de Setores Específicos
432 horas/aula

MBA em Economia e Gestão: Agronegócio

MBA em Economia e Gestão: Agronegócio – aplique modernas ferramentas de gestão de forma adaptada à realidade do setor mais dinâmico do Brasil.

No MBA em Economia e Gestão: Agronegócio, você aproveitará as oportunidades do setor para integrar instrumentos de gestão que proporcionem melhor rentabilidade e menores riscos. Desenvolverá habilidades para atuar nas principais cadeias agroindustriais, compreender a posição do setor na economia global e realizar uma gestão eficaz, adaptada ao agronegócio brasileiro.

Abordagem gerencial no setor que mais cresce no País

Com o MBA em Economia e Gestão: Agronegócio, você será capaz de elaborar e executar planos estratégicos relativos aos negócios do agro. O programa apresenta as particularidades do setor e os fatores que influenciam a tomada de decisão gerencial, incluindo as variáveis econômicas, as pautas ambientais e o uso de tecnologias digitais.

Desenvolva competências para atuar em diversos ramos do agronegócio nacional.

  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos no agronegócio.
  • Empregar um método de planejamento estratégico para organizações do agronegócio.
  • Aplicar instrumentos de gestão modernos e adaptados à realidade do agronegócio brasileiro.

Programa

Conheça o programa completo do Curso

Agricultura 4.0: gestão estratégica, inovação e empreendedorismo

Gestão da inovação de produtos e processos. Planejamento de adoção de tecnologias digitais. Tendências de empreendedorismo e inovação e os seus impactos no agronegócio. Gestão de contratos e novos modelos de negócio. Papel das startups no agronegócio e os/as seus/suas agentes de fomento.

Avaliação econômica de projetos no agronegócio

Análise econômica e financeira de empresas e projetos agroindustriais. Critérios de decisão sobre investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise das variáveis de risco do investimento.

Cadeias produtivas no agronegócio

Conceitos e princípios aplicados ao agronegócio e às cadeias produtivas. Estruturas de mercado e coordenação dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os/as agentes da cadeia. Características, oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas do agronegócio. Ferramentas e esforços de marketing para a coordenação das cadeias produtivas.

Cenários macroeconômicos para decisão de investimentos

Principais variáveis macroeconômicas: Produto Interno Bruto (PIB), inflação e emprego. Relação entre as principais variáveis econômicas. Principais instrumentos para o governo atuar na economia: políticas monetária, cambial e fiscal. Teorias macroeconômicas: contas nacionais, balanço de pagamentos, regimes cambiais e modelos de oferta e demanda agregada. Pontes que conectam as principais variáveis macroeconômicas aos mercados do universo agro.

Conceitos e ferramentas para análise de preços agrícolas

Conceito de mercado com base na teoria microeconômica. Curvas de oferta e demanda. Equilíbrio de mercado. Principais estruturas de mercado presentes no universo do agronegócio: concorrência perfeita e concorrência imperfeita. Elasticidade em economia. Principais elasticidades de demanda e de oferta. Elasticidade preço e elasticidade renda no contexto de produtos agropecuários. Principais instrumentos de política agrícola. Justificativas de regulação específica em mercados agropecuários. Técnicas estatísticas para a projeção de preços. Especificidades sazonais dos preços agropecuários. Construção de cenários para o comportamento dos preços como base em tendência e sazonalidade.

Direito empresarial no agronegócio

Conceitos iniciais do direito do agronegócio. Formas de organização societária e contratos típicos e atípicos. Novo sistema de financiamento privado do agronegócio brasileiro: principais instrumentos, garantias, formalização e questões jurídicas relevantes. Imposto de renda na atividade rural. Imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR). Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. Relações de trabalho e encargos trabalhistas aplicáveis ao setor. Instrumentos e garantias nas operações de financiamento no agronegócio. Recuperação judicial do/a produtor/a rural.

Economia de empresas no agronegócio

Coordenação de sistemas agroindustriais pelo mecanismo de preços. Limitações e surgimento de contratos. Integração vertical como mecanismos de coordenação de cadeia. Sistemas estritamente coordenados. Diferenças entre commodities e especialidades. Teoria econômica sobre contratos e custos de transação. Tipos de específicos de mercados: leilão inglês versus leilão holandês. Análise das estruturas de mercado. Economias de escala e relação de barganha. Impacto no grau de rivalidade dos mercados e papel do Estado na defesa da concorrência. Estratégias genéricas de posicionamento. Modelo das cinco forças de Porter para estratégia de negócios. Forma de estabelecer as relações de comercialização, tais como especificidade de ativo, frequência e incerteza.

Estratégia competitiva no agronegócio

Definição de estratégia e vantagem competitiva. Processo de estratégia: diretrizes, análises internas e externas e objetivos. Processo de estratégia: criação da estratégia. Processo de estratégia: implementação e mensuração.

Financiamento do agronegócio

Inserção do financiamento do agronegócio público e privado no Sistema Financeiro Nacional. Crédito rural bancário e crédito privado de empresas exportadoras e bancos. Títulos privados de emissão do agronegócio, os seus atores e as suas responsabilidades. Funcionamento dos veículos privados de crédito e investimento. Inserção dos títulos verdes nos modelos de financiamento. Simulações de racionalização do crédito entre as alternativas de financiamento.

Gestão de custos no agronegócio

Diferentes visões de custo para a economia. Gastos, perdas e investimentos. Diferenças entre resultados do negócio e informações dos produtos. Contabilidade de custos: contabilidade fiscal e gerencial, conceitos gerais da contabilidade. Relação entre o balanço patrimonial e o demonstrativo do resultado do exercício com a gestão de custos. Métodos de custeamento. Custeio como apoio à tomada de decisão gerencial de curto, médio e longo prazo. Decisões baseadas em custos: lucro econômico e lucro contábil, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança e análise das relações entre custo volume e lucro.

Gestão de pessoas

Incerteza, turbulências, mudanças e estresse. Liderança e gestão de pessoas no agro. Comunicação estratégica. Motivação, inovação e criatividade. Gestão de equipes de alto rendimento. Administração e gerenciamento de conflitos.

Gestão de riscos no agronegócio

Aspectos econômico das principais commodities agropecuárias. Diferentes riscos financeiros nos negócios da organização. Hedge de preços. Contratos futuros e opções negociados em bolsa brasileira e internacional. Mitigação do risco de mercado. Derivativos para todos os/as agentes da cadeia produtiva e comercial.

Governança e sucessão no agronegócio

Governança empresarial, estrutura de conselho de administração e práticas entre gestores/as e controladores/as. Governança familiar, papéis e responsabilidades, protocolo familiar. Planejamento da sucessão na gestão. Planejamento da sucessão patrimonial. Preparo de sucessores/as e sucedidos/as.

Inserção internacional do agronegócio brasileiro

Evolução histórica do agronegócio brasileiro. Crescimento do agronegócio nacional e acesso aos mercados mundiais. Negociações agrícolas mundiais como processo para ampliação dos mercados. Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Perfis dos negociadores na cadeia global de valor. Atribuições da Organização Mundial do Comércio (OMC). Estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.

Logística empresarial no agronegócio

Fundamentos de logística empresarial e de gestão de cadeias de suprimentos – Supply Chain Management (SCM). Configuração estratégica da SCM para o agronegócio. Gestão e tomada de decisão na logística do agronegócio. Tendências e desafios da logística do agronegócio.

Marketing criativo e habilidades em vendas

Conceito de marketing. Análise de mercado: ambiente externo, ambiente competitivo, ambiente cliente-consumidor/a, ambiente interno. Planejamento estratégico de marketing: posicionamento, segmentação, atratividade no mercado e foco. Plano tático de marketing: produto, serviço e solução; preço; canais de distribuição; e comunicação. Organização de marketing e de vendas. Planejamento de vendas consultivas. Criação de valor para o/a cliente com perspectivas de mudanças. Gestão de marketing e de vendas. Decisões de compras dos/as clientes. Estilos de liderança em vendas.

Meio ambiente e agronegócio

Desenvolvimento e meio ambiente. Sustentabilidade. Economia e agricultura de baixo carbono. Legislação ambiental no Brasil. Licenciamento ambiental e Código Florestal. Indicadores e relatórios de sustentabilidade. Desafios tecnológicos. Certificação e mercados sustentáveis. Pagamento por serviços ambientais e agroenergia. Oportunidades de negócios na sustentabilidade.

Pensamento estratégico e soluções de problemas no agronegócio

Design thinking e solução de problemas nas organizações do agro. Transformações no mercado agro e a nova mentalidade e cultura dos/as gestores/as. Conceito e valores do design thinking. Etapas e ferramentas do processo de design thinking: imersão no problema, ideação e prototipação de soluções.

Investimento

Fale com nossos consultores para conhecer valores e condições.

Público-alvo

Graduados em qualquer área do conhecimento que exercem ou pretendem exercer cargos executivos em organizações públicas ou privadas do agronegócio.

Pré-requisitos
Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

Processo seletivo da CEEM com análise curricular do candidato
  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

Documentação necessária

  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Coordenador Acadêmico
Felippe Cauê Serigati

Felippe Serigati é doutor e mestre em economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP) e bacharel em ciências econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi visiting scholar na Universidade da Califórnia, Berkeley, e pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola (NEA) do Instituto de Economia da Unicamp e atuou como assessor econômico na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. No momento, é professor de cursos de MBA da FGV, pesquisador do GV Agro e colaborador da Revista Agroanalysis. Tem artigos e livros publicados na área.

Modalidade: Live
Disponível em:
Início: 06/04/2026
Data limite de inscrição: 31/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
Duração: 20 meses
Ficou interessado?
Ficou interessado?
ou
Ficou com alguma dúvida?

Fale com um consultor educacional!

Centro de Ensino Empresarial conveniado da Fundação Getulio Vargas, a única no país com a certificação ISO 9001:2015 desde 1996 com sede em Caxias do Sul.

Receba nossa News

Nós te ensinamos a avançar na sua carreira. Deixe seu e-mail e receba conteúdos grátis.

A CEEM
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
Unidades
  • Santa Maria – RS
  • Pelotas – RS
  • Joinville – SC
  • Caxias do Sul – RS
  • Campo Grande - MS
  • Blumenau – SC
Conteúdo
  • Materiais Educativos
Educação
  • MBA
  • Pós-Gradução
  • Curta e Média Duração
  • Programas Internacionais
Área de Conhecimento
  • Direito
  • Economia e Finanças
  • Gestão de Setores Específicos
  • Liderança e Pessoas
  • Educação e Humanidades
  • Marketing e Vendas
Modalidades
  • Online
  • Semipresencial
Contato
  • Fale conosco
  • Ouvidoria Acadêmica
  • Sala de Imprensa
Redes Sociais
Facebook Youtube Linkedin Instagram
© 2025 CEEM - FGV. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade