O programa do MBA em Administração: Gestão de Saúde visa especializar profissionais que possuem competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.
São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
- relacionar os sistemas de saúde brasileiros, público e privado, aos demais sistemas do mundo;
- analisar o mercado de Saúde, pensando e agindo estrategicamente para enfrentar as transformações pelas quais o setor de Saúde passa;
- lidar com incertezas e ambiguidades, bem como com novas e inesperadas situações;
- liderar e trabalhar em equipe, transformando-a em de alto rendimento;
- incorporar os conceitos de marketing e aplicá-los para geração de valor à organização;
- gerar uma cultura organizacional propicia à inovação;
- mitigar conflitos e produzir negociações satisfatórias para os envolvidos;
- tomar decisões mais acertadas com base em conhecimento e utilização de tecnologias, ferramentas e técnicas gerenciais contemporâneas;
- reconhecer as melhores práticas em gestão de projetos, tornando-os exitosos;
- interpretar as principais legislações que regem o setor de Saúde.
Programa
Conheça o programa completo do curso
Análise das demonstrações contábeis
Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.
Aspectos jurídicos e compliance em Saúde
Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Compliance. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica e temas controversos em direito médico. Judicialização da saúde.
Empreendedorismo em saúde
Definição, princípios e objetivos de empreendedorismo. Perfil do empreendedor: empreendedor organizacional e empreendedor social. Paixão e orientação empreendedora. Visão empreendedora e intraempreendedorismo. Identificação de novos negócios em saúde e o processo de estruturação. Estratégias empreendedoras no setor de Saúde. Fontes de financiamento. Riscos, barreiras e causas de fracasso
Estratégia competitiva em saúde
Ambiente de negócios no setor de Saúde. Formulação de estratégia competitiva em saúde. Elaboração do plano estratégico em organizações de saúde. Referenciais estratégicos. Identificação estratégica de negócio. Análise dos ambientes interno e externo e suas correlações. Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho estratégico. Implantação e controle da proposta de valor e do plano de ação estratégico em saúde.
Finanças corporativas em saúde
Papel e funções do administrador. Visão financeira dos demonstrativos contábeis. Ciclos operacional e financeiro para o mercado de saúde. Fluxo de caixa. Alavancagem e risco operacional, financeiro e combinado. Avaliação de empresas (valuation) no contexto das fusões e aquisições na saúde.
Gestão de custos em saúde
Sistemas de custeamento como ferramenta de gestão em empresas na área da saúde. Empresa como sistema de atividades em uma cadeia de valores: gestão e classificação dos custos. Tipos de custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Formação do preço de venda (produtos e serviços) e aplicação de pricing. Métodos de custeio: Variável (Direto), por Absorção e ABC Costing (custeio baseados em atividades). Análise do custo, volume, lucro em empresas no segmento da saúde.
Gestão de Facilities em Organizações de Saúde
Gestão de facilities nas organizações de saúde. Infraestrutura física. Serviços de apoio à assistência. Melhoria da qualidade e da segurança do paciente na gestão de facilities e hospitalidade. Gestão da hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e controle dos serviços de facilities.
Gestão de Projetos em Saúde
Processos: definição, gestão e interação com projetos. Conceito e metodologia para a elaboração de projetos empresariais. Natureza dos projetos em saúde. Ciclo de vida de um projeto. Planejamento e controle dos projetos em organizações de saúde. Metodologias ágeis aplicáveis ao ambiente de saúde.
Gestão de Serviços Assistenciais
Serviços assistenciais. Gestão do cuidado. Governança clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.
Governança Corporativa e Sustentabilidade em Saúde
Governança corporativa em saúde. Implementação da governança corporativa em saúde. Identificação e caracterização de boas práticas de governança corporativa em saúde. Avaliação das práticas de governança em saúde. Identificação dos níveis de risco das decisões gerenciais na saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social. Identificação e desenvolvimento de ações de responsabilidade social e de sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG).
Liderança e gestão de equipes em saúde
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes. Competências necessárias para o trabalho em saúde. Especificidades do trabalho em saúde e desenvolvimento de competências para a sua gestão. Ciclo de pessoas nas organizações: atração e seleção, integração, desenvolvimento, feedback, delegação, avaliação de desempenho, demissão. Cultura organizacional.
Marketing em saúde
Conceitos e definições básicas de marketing. Cenários e ambientes de marketing. Comportamento do consumidor em saúde. Mix de marketing de serviços: pessoas, processo, evidencia física. Estratégias de precificação. P (Praça) – conceitos estratégicos de marketing. Especificidades da comunicação de marketing no setor de Saúde. Segmentação de mercado e público-alvo. Mix de marketing com foco na saúde. Estratégias de relacionamento, satisfação e agregação de valor. Marketing digital. Outbound versus inbound marketing. Estratégias de marketing na era digital. Novas tecnologias e suas aplicabilidades em saúde.
Mercado e operadoras de saúde
Mercado de Saúde Suplementar. Empresa operadora de planos de saúde e odontológicos. Operadora exclusivamente odontológica. Regulação da saúde suplementar. Operadoras e prestadores de serviços: tipos de contratação, custeio, reajuste de preços, sinistralidade e controle das despesas assistenciais. Gerenciamento da rede de prestadores. Verticalização. Modelos de remuneração de prestadores de serviços das operadoras.
Negociação e administração de conflitos
Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.
Qualidade, segurança e experiência do paciente
Gestão da qualidade em saúde. Melhoria da qualidade em saúde. Avaliação da qualidade em saúde. Segurança do paciente. Experiência do paciente.
Sistemas de saúde no Brasil
Histórico. Processo saúde-doença e respectivas concepções. Desenvolvimento e modelos de análise de sistemas de saúde. Sistemas de saúde no mundo. Estrutura e organização dos sistemas de saúde. SUS e organização dos sistemas de saúde e integração de serviços complementares e suplementares. Tendências e reflexões sobre sistemas de saúde.
Supply chain management e logística em organizações de saúde
Logística integrada e supply chain management. Indicadores de desempenho logístico (KPI). Estratégias das cadeias de suprimentos em saúde. Green supply chain em saúde. Strategic sourcing em saúde. Dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em saúde.
Transformação digital e inovação em saúde
Transformação digital. Tecnologia e informação em saúde. Segurança da informação e legislação. Inovação. Inovação em Saúde.
Investimento
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Público-alvo
O curso MBA em Administração: Gestão de Saúde é direcionado a diretores, gestores, coordenadores e profissionais de nível superior que desejam aprimorar seus conhecimentos em gestão de saúde, compartilhar experiências e construir networking entre os participantes.
Pré-requisitos:
- tempo mínimo de conclusão de graduação: três anos.
- tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
- desejável conhecimento de língua inglesa.
Ter uma maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. A matrícula neste curso pode requerer, como pré-requisitos de formação e de experiência profissional, tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.
Certificado
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Processo seletivo

- O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Documentação necessária
- Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
- Cópia do documento de Identidade e do CPF.
* Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.
Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.