MBA em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias – desenvolva uma visão estratégica do ciclo de desenvolvimento imobiliário.
Você desenvolverá habilidades gerenciais, como liderança, estratégia e planejamento, e uma visão completa do desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, incluindo análise de mercado, viabilidade, funding, produto, construção, vendas, aspectos jurídicos e tributários.
Abordagem estratégica do mercado imobiliário
Com o MBA em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias, você desenvolverá uma visão integrada do ecossistema de negócios em real estate. Será capaz de identificar oportunidades, desenvolver produtos, analisar a viabilidade econômico-financeira de empreendimentos e estruturá-los com foco no retorno do investimento.
Desenvolva competências para atuar em posições de liderança no segmento de incorporação e construção imobiliária.
- Implementar o planejamento jurídico societário, tributário e contratual para negócios imobiliários.
- Analisar os diferentes produtos imobiliários.
- Planejar e gerenciar o lançamento, a comercialização e a construção de empreendimentos.
Programa
Acesse o programa completo do curso
Análise de Mercado e Inteligência Imobiliária
Fundamentos da inteligência imobiliária. Verticais de análise e monitoramento de mercado. Ciclos do mercado imobiliário. Pesquisa de mercado para desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. Mapeamento de regiões atrativas. Vocação imobiliária e área de influência do projeto. Análise de demanda, oferta e potencial de mercado. Absorção de mercado e validação de produto.
Aspectos Jurídicos de Negócios Imobiliários
Lei nº 4.591/64 – Lei de Incorporação. Planejamento jurídico societário. Contratos de construção e de compra e venda. Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor. Lei nº 10.931/04 – Patrimônio de Afetação. Responsabilidades dos empreendedores. Compliance imobiliário. Masc – Métodos alternativos de solução de conflitos.
BIM nos Projetos: Concepção, Desenvolvimento e Coordenação
Ciclo dos projetos de edificações. Aprovações de projetos e o licenciamento da obra. Coordenação e desenvolvimento dos projetos. BIM – Building information modeling. Tendências e inovações em projetos. Requisitos de sustentabilidade em projetos de edificações.
Economia dos negócios
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
ESG e Desenvolvimento Sustentável em Real Estate
ESG – Environmental, social and corporate governance. Contexto, trajetória e evolução de temas de ESG no Brasil e no mundo. ESG e criação de valor compartilhado a longo prazo. Liderança e integração da sustentabilidade na estratégia empresarial. Indução de investimentos sustentáveis em real estate.
Estratégias de Marketing Imobiliário
Fundamentos e planejamento estratégico de marketing aplicados ao mercado imobiliário. Gestão de stakeholders e fornecedores. Marketing institucional e ferramentas de branding para posicionamento de empresas de desenvolvimento imobiliário. Marketing digital. Comportamento do consumidor imobiliário e a importância da CX (Customer experience). Desenvolvimento de produtos imobiliários. Gestão integrada de marketing e vendas imobiliárias. Data driven marketing.
Fundamentos de Desenvolvimento Imobiliário
Conceitos e definições do desenvolvimento imobiliário. Histórico do mercado de incorporação imobiliária no Brasil. Incorporador versus construtor: diferenças e convergências. Macroetapas da estruturação imobiliária. Formas de aquisição de ativos e os seus impactos na viabilidade do projeto. Principais fatores de risco e indicadores de sucesso de um projeto de desenvolvimento imobiliário. Precificação e comercialização de produtos imobiliários.
Gestão Comercial e Vendas Imobiliárias
Fundamentos da gestão comercial no mercado imobiliário. Planejamento estratégico de vendas imobiliárias. Precificação e tabela de vendas. Técnicas de vendas e negociação. Gestão de equipes de vendas. Indicadores de performance (KPIs) em vendas imobiliárias. Gestão de canais de vendas. Terceirização de vendas. Ações de trade marketing.
Gestão de Obras e Tecnologias Construtivas Avançadas
Princípios e fundamentos da gestão de obras. Racionalização e industrialização da construção. Lean construction. Planejamento e logística do canteiro de obras. Planejamento e gestão de contratos e aquisições. Gestão de empreiteiros. Normas e sistemas integrados de gestão. ESG e sustentabilidade no canteiro. Indicadores de desempenho e ferramentas da qualidade. Desenvolvimento tecnológico e inovação na construção civil.
Gestão de projetos
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Liderança e gestão de equipes
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Planejamento Estratégico em Real Estate
Planejamento estratégico no contexto do setor de real estate. Conceitos, evolução e aplicações da estratégia. Pensamento estratégico no contexto da governança. Complexidade da indústria do setor de real estate. Fundamentos estratégicos. Modelos de gestão. Aspectos internos e externos à estratégia organizacional. Ferramentas de gestão e monitoramento da estratégia.
Planejamento Tributário e Contabilidade no Setor Imobiliário
Gestão contábil e financeira em empreendimentos imobiliários. Elaboração das demonstrações contábeis para o setor imobiliário. Regimes tributários no setor imobiliário. Legislação contábil e tributária aplicada ao setor imobiliário. Análise econômico-financeira e indicadores de desempenho. A importância do compliance e da gestão de riscos contábeis e tributários.
Pré-Construção: Orçamento, Custos e Planejamento
Pré-construção. Memorial de incorporação e estimativa de custos de construção, conforme a NBR 12.721. Planejamento físico de empreendimentos. Orçamento paramétrico, preliminar e executivo. Análise crítica do orçamento da obra. BIM 5D. Elaboração do cronograma físico-financeiro e do fluxo de caixa. Interferência da produtividade no planejamento e controle de custos.
Produtos e Investimentos de Base Imobiliária
Tipos de projetos de base imobiliária. Análise do comportamento de mercado para inserção de negócios diversificados. Tecnologia e o mapeamento de tendências. Desafios, inovações e sustentabilidade no desenvolvimento imobiliário. Perfil de funding segmentado por tipos de projetos de base imobiliária. Avaliação de riscos em negócios de base imobiliária.
Real Estate Funding: Mercado Financeiro e de Capitais
Os investimentos no mercado de real estate no Brasil e no mundo. Principais operações de real estate no Brasil, além do residencial. Agentes do mercado financeiro e de capitais para captação de recursos para o setor de real estate. Securitização e Certificado de recebíveis imobiliários. Fundos de investimentos aplicáveis para captação de recursos para o setor. Demais captações de recursos para projetos de real estate.
Sistemas de Crédito Imobiliário
Evolução dos sistemas de crédito imobiliário brasileiro. Comparativo do crédito imobiliário do Brasil com outros países. Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Histórico dos programas de Habitação de Interesse Social (HIS). Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Financiamento à produção. Sistemas de amortização, Tabela Price e SAC.
Viabilidade Econômico-Financeira de Incorporações Imobiliárias
Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Indicadores de eficiência do projeto. Indicadores da viabilidade econômico-financeira. Cenários com estudos estáticos e dinâmicos.
Investimento
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Público-alvo
- Profissionais de Arquitetura, Engenharia ou áreas afins ao desenvolvimento imobiliário.
- Incorporadores, investidores, gerenciadores, projetistas, consultores, administradores, advogados, corretores, prestadores de serviço, entre outros, que desejam atuar na incorporação e na construção de edificações ou em segmentos correlatos.
Pré-requisitos
- Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
- Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.
Certificado
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Processo seletivo

- O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.