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Home » Cursos » Marketing e Vendas » MBA em Gestão: Marketing e Mídias Digitais

MBA
Marketing e Vendas
432 horas/aula

MBA em Gestão: Marketing e Mídias Digitais

MBA em Gestão: Marketing e Mídias Digitais – aprenda a implementar estratégias inovadoras de mídia e de comunicação em diferentes setores.

Com o MBA em Gestão: Marketing e Mídias Digitais, você desenvolverá habilidades de liderança, estratégia e planejamento para coordenar ações de marketing no ambiente digital. Por meio de conteúdo conceitual e prático, será capaz de utilizar ferramentas de marketing e de gestão de mídias sociais para propor soluções inovadoras.

Marketing aplicado à estratégia de negócios
No MBA em Gestão: Marketing e Mídias Digitais, você vai aplicar os principais conceitos de marketing à estratégia empresarial. Considerando os contextos on-line e off-line, identificará as tendências e as melhores práticas para gerenciar ações de comunicação.
Desenvolva competências para planejar e gerenciar ações de marketing.

  • Adotar os novos paradigmas tecnológicos da revolução digital.
  • Definir estratégias de conteúdo em diferentes canais.
  • Elaborar campanhas de marketing adaptadas para dispositivos móveis.
  • Aplicar os conceitos do marketing à estratégia de negócios, contemplando o ambiente digital.

Programa

Conheça o programa completo do curso

ARGo – Alternate Reality Goal

Autora: Mary Kimiko Guimaraes Murashima.

Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.

Comunicação, Planejamento e Convergência de Mídias

Autor: prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC-RJ.

Comunicação na era digital. Experiência do/a consumidor/a. Marcas. Construção de valor. Comunicação integrada de marketing na era digital. Implementação do plano de comunicação integrada de marketing.

Consumo e Processo Decisório da Compra

Autor: José Mauro Gonçalves Nunes.

Teorias sobre o comportamento do/a consumidor/a. Fatores de influência no comportamento de compra. Tipos de compra. Processo decisório. Consumidor organizacional. Consumidores/as na internet.

E-commerce e Modelo de Negócios Digitais

Autores: prof. Fábio Flatschart, Especialista, FGV, e prof. Thomas Hartmann, Mestre, FGV.

Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Capital social e influenciadores/as digitais. Ecossistema de mídias sociais. Planejamento de presença e ações em mídias sociais. Régua de conteúdo e publicação. Relacionamento e SAC 2.0. Monitoramento pleno e parcial de mídias sociais.

Economia dos Negócios

Autor: Fabricio Stocker.

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Autor: Rafael Cuba Mancebo.

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégia Corporativa e de Negócios

Autor: Murilo Rodrigues. 

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão.  Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de Marketing

Autor: Elson Teixeira.

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

FGV Business Challenge

Autor: Paulo da Costa Lopes.

Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

Finanças Corporativas

Autora: Ana Tereza Spinola.

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Gestão de Projetos

Autores: Lorena Veloso e Carlos Freitas.

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Inteligência e Pesquisa de Mercado

Autor: prof. Carlos Eduardo Lourenço, Doutor, FGV. 

Pesquisa de mercado. Planejamento. Pesquisa qualitativa. Pesquisa quantitativa. Segmentação de mercado.

Liderança e Gestão de Equipes

Autora: Adriana Bortolin.

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Mídia Online e Web Analytics

Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ. 

Planejar websites com foco em uma melhor indexação nos mecanismos de busca, aumentando o tráfego por busca orgânica. Trabalhar Keywords e backlinks para geração de tráfego. Planejar e executar uma campanha de AdWords, seguindo boas práticas de mercado e segmentando, da melhor maneira possível, seu público-alvo. Otimizar a performance das campanhas de Search Advertising. Definir e acompanhar métricas que ancorem a efetiva tomada de decisão. Mensurar resultados de trabalhos de SEO e de Ads com Google Analytics e Google Search Console. Aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis nas ferramentas analíticas, analisando padrões e tendências.

Mídias Sociais: planejamento, implementação e monitoramento

Prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC-RJ.

Redes sociais. Mídias sociais. Monitoramento. Relacionamento. SAC 2.0. Tendências.

Mobile Marketing

Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ.

Formatos e características do mobile marketing. Aplicativos. Internet das coisas. Mercado mobile. Mídia programada. Campanha. Monitoramento. Métricas. Tendências.

Transformação Digital

Autora: Diana Sinclair Branisso. 

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

UX: User Experience e Plataformas Digitais

Autor: prof. Leonardo Gonçalves Viana, Mestre, FGV. 

Experiência do/a usuário/a. Usabilidade e UX. Gestão com UX. Design emocional. Entregáveis. Boas práticas de UX.

Módulo Internacional

Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

Seminário de Encerramento

O curso prevê um seminário obrigatório ao final como parte da disciplina FGV Business Challenge. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento e, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

Investimento

Para saber valores, condições e formas de pagamento, entre em contato com nossos consultores.

Público-alvo

  • Graduados em diversos campos do conhecimento atuam ou pretendem atuar em funções gerenciais ou executivas.
  • Empreendedores e outros profissionais com interesse em desenvolver técnicas de Marketing para aplicação nos seus próprios negócios.

Pré-requisitos

  • Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
  • Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.rmação.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

Processo seletivo da CEEM com análise curricular do candidato
  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

Documentação necessária

  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Rafael Cuba Mancebo
Coordenador Acadêmico:
Rafael Cuba Mancebo

Doutor e mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). Tem grande experiência no desenvolvimento de negócios e produtos, colaborando para que pessoas e empresas transformassem ideias em negócios relevantes para o mercado e para a sociedade. Participa da elaboração e implementação de programas e ações de aprendizagem corporativa para empresas de diferentes setores, com foco na construção de uma cultura de inovação e aprendizagem. Na área acadêmica, coordena a Pós-Graduação Online de Marketing e Mídias Digitais (FGV) e é professor convidado na pós-graduação Lato Sensu, e nos programas in company, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), PUC-Rio e no Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF.

Modalidade: Online
Disponível em:
Início: 15/12/2025
Data limite de inscrição: 09/12/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
Duração: 15 meses
Ficou interessado?
Ficou interessado?
ou
Ficou com alguma dúvida?

Fale com um consultor educacional!

Centro de Ensino Empresarial conveniado da Fundação Getulio Vargas, a única no país com a certificação ISO 9001:2015 desde 1996 com sede em Caxias do Sul.

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