MBA em Gestão: Marketing e Mídias Digitais – aprenda a implementar estratégias inovadoras de mídia e de comunicação em diferentes setores.
Com o MBA em Gestão: Marketing e Mídias Digitais, você desenvolverá habilidades de liderança, estratégia e planejamento para coordenar ações de marketing no ambiente digital. Por meio de conteúdo conceitual e prático, será capaz de utilizar ferramentas de marketing e de gestão de mídias sociais para propor soluções inovadoras.
Marketing aplicado à estratégia de negócios
No MBA em Gestão: Marketing e Mídias Digitais, você vai aplicar os principais conceitos de marketing à estratégia empresarial. Considerando os contextos on-line e off-line, identificará as tendências e as melhores práticas para gerenciar ações de comunicação.
Desenvolva competências para planejar e gerenciar ações de marketing.
- Adotar os novos paradigmas tecnológicos da revolução digital.
- Definir estratégias de conteúdo em diferentes canais.
- Elaborar campanhas de marketing adaptadas para dispositivos móveis.
- Aplicar os conceitos do marketing à estratégia de negócios, contemplando o ambiente digital.
Programa
Conheça o programa completo do curso
ARGo – Alternate Reality Goal
Autora: Mary Kimiko Guimaraes Murashima.
Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.
Comunicação, Planejamento e Convergência de Mídias
Autor: prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC-RJ.
Comunicação na era digital. Experiência do/a consumidor/a. Marcas. Construção de valor. Comunicação integrada de marketing na era digital. Implementação do plano de comunicação integrada de marketing.
Consumo e Processo Decisório da Compra
Autor: José Mauro Gonçalves Nunes.
Teorias sobre o comportamento do/a consumidor/a. Fatores de influência no comportamento de compra. Tipos de compra. Processo decisório. Consumidor organizacional. Consumidores/as na internet.
E-commerce e Modelo de Negócios Digitais
Autores: prof. Fábio Flatschart, Especialista, FGV, e prof. Thomas Hartmann, Mestre, FGV.
Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Capital social e influenciadores/as digitais. Ecossistema de mídias sociais. Planejamento de presença e ações em mídias sociais. Régua de conteúdo e publicação. Relacionamento e SAC 2.0. Monitoramento pleno e parcial de mídias sociais.
Economia dos Negócios
Autor: Fabricio Stocker.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Empreendedorismo e Gestão da Inovação
Autor: Rafael Cuba Mancebo.
Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Estratégia Corporativa e de Negócios
Autor: Murilo Rodrigues.
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de Marketing
Autor: Elson Teixeira.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
FGV Business Challenge
Autor: Paulo da Costa Lopes.
Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Finanças Corporativas
Autora: Ana Tereza Spinola.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Gestão de Projetos
Autores: Lorena Veloso e Carlos Freitas.
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Inteligência e Pesquisa de Mercado
Autor: prof. Carlos Eduardo Lourenço, Doutor, FGV.
Pesquisa de mercado. Planejamento. Pesquisa qualitativa. Pesquisa quantitativa. Segmentação de mercado.
Liderança e Gestão de Equipes
Autora: Adriana Bortolin.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Mídia Online e Web Analytics
Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ.
Planejar websites com foco em uma melhor indexação nos mecanismos de busca, aumentando o tráfego por busca orgânica. Trabalhar Keywords e backlinks para geração de tráfego. Planejar e executar uma campanha de AdWords, seguindo boas práticas de mercado e segmentando, da melhor maneira possível, seu público-alvo. Otimizar a performance das campanhas de Search Advertising. Definir e acompanhar métricas que ancorem a efetiva tomada de decisão. Mensurar resultados de trabalhos de SEO e de Ads com Google Analytics e Google Search Console. Aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis nas ferramentas analíticas, analisando padrões e tendências.
Mídias Sociais: planejamento, implementação e monitoramento
Prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC-RJ.
Redes sociais. Mídias sociais. Monitoramento. Relacionamento. SAC 2.0. Tendências.
Mobile Marketing
Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ.
Formatos e características do mobile marketing. Aplicativos. Internet das coisas. Mercado mobile. Mídia programada. Campanha. Monitoramento. Métricas. Tendências.
Transformação Digital
Autora: Diana Sinclair Branisso.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
UX: User Experience e Plataformas Digitais
Autor: prof. Leonardo Gonçalves Viana, Mestre, FGV.
Experiência do/a usuário/a. Usabilidade e UX. Gestão com UX. Design emocional. Entregáveis. Boas práticas de UX.
Módulo Internacional
Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.
Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.
* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.
Seminário de Encerramento
O curso prevê um seminário obrigatório ao final como parte da disciplina FGV Business Challenge. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento e, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.
Investimento
Para saber valores, condições e formas de pagamento, entre em contato com nossos consultores.
Público-alvo
- Graduados em diversos campos do conhecimento atuam ou pretendem atuar em funções gerenciais ou executivas.
- Empreendedores e outros profissionais com interesse em desenvolver técnicas de Marketing para aplicação nos seus próprios negócios.
Pré-requisitos
- Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
- Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.rmação.
Certificado
Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Processo seletivo

- O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Documentação necessária
- Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
- Cópia do documento de Identidade e do CPF.
* Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.
Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.
