Pós-Graduação em Gestão Comercial e Vendas: conheça o estado da arte das estratégias comerciais e de vendas e como aplicá-las na prática.
Na Pós-Graduação em Gestão Comercial e Vendas, você vai identificar as melhores técnicas para aumentar a eficiência da área comercial. Por meio de conteúdo conceitual e prático, conseguirá aprimorar a produtividade, mitigar os riscos e identificar oportunidades de novos negócios.
Abordagem estratégica da gestão comercial
Com a Pós-Graduação em Gestão Comercial e Vendas, você definirá as bases para uma gestão comercial capaz de aumentar a competitividade e contribuir para o desempenho das vendas. Utilizando ferramentas, técnicas e modelos, poderá implementar estratégias adaptadas à realidade da sua organização.
Desenvolva competências para otimizar as operações da área comercial.
- Avaliar a precificação de produtos ou serviços da organização.
- Aplicar estrategicamente os principais KPIs de vendas.
- Elaborar, desenhar e gerir os canais de vendas.
- Liderar equipes de vendas de alto desempenho.
- Fidelizar clientes por meio de uma área comercial eficiente.
Programa
Administração Estratégica de Vendas
Autora: prof. Juliana Oliveira Liedke, Mestre, FGV.
Implementação das estratégias de vendas. Planejamento e gestão da força de vendas. Política de remuneração. Supervisão de vendas. Gestão de conflitos, controles e métricas de vendas.
Desenho e Gestão Integrada de Canais de Vendas
Autor: prof. Marcelo Madruga de Oliveira, Mestre, FGV.
Canal de vendas. Tipos de intermediários. Fluxos de canal. Desenho de canal. Gestão de canal. Conflitos de canal. Ações comerciais direcionadas aos canais.
Finanças para Gestores
Autor: prof. Alexandre Olivera Mota, Mestre, FGV.
Esta disciplina aborda a importância do entendimento das finanças na visão do gestor, trazendo, para isto, conceitos e ferramentas que oferecem os fundamentos de finanças utilizados no mercado, as suas aplicações no mundo corporativo, os seus critérios e os seus princípios.
Aspectos Legais nas Relações de Consumo
Autor: Fábio Lopes Soares.
Relações de consumo e direitos básicos. Sociedade da informação e proteção contratual. Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e tutela administrativa. Responsabilidade civil na defesa do consumidor.
Estratégias de Precificação de Produtos e Serviços
Autores: prof. Roberto Assef, Mestre, UFF, e prof. Marcelo Boechat, Mestre, FGV.
Estratégias de formação de preços em função dos produtos, mercados e ambientes economicossociais. Elasticidade da demanda. Yield Management para serviços. Influência dos fatores mercadológicos nos preços. Importância dos custos na formação de preços. Estratégias de formação de preços.
Estratégias de Distribuição Omnichannel e Trade Marketing
Autores: prof. Carlos Renato Seabra de Almeida, Mestre, Escola de Guerra Naval, e
Profª. Fernanda Cintra de Paula, Mestre, ESPM.
Gestão da organização. Canais de distribuição. Trade marketing. Proposta omnichannel. Cadeia de suprimentos.
Mídias Digitais e Vendas
Autor: prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC.
Fundamentação sobre mídias digitais. Modelos de negócios digitais. Ferramentas mobile de ativação e relacionamento com clientes. Google Ads. SEO – Search Engine Optimization.
Formulação da Política Comercial
Autora: profª. Vanessa Janni, Doutora, UFRJ.
Elementos essenciais da política comercial. Formulação da política comercial. Suposições, metas e atividades de vendas. Canais de comercialização, tamanho e estrutura da força de vendas. Serviços complementares. Relacionamento com clientes. Programas de endomarketing. Políticas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e administração de vendas. Remuneração. Avaliação do desempenho. Política de preços. Orçamento e controle. Análise e avaliação de vendas.
Planejamento de Vendas e Novos Negócios
Autores: prof. Hélio Arthur Reis Irigaray, Doutor, FGV, e prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC.
Interseção entre estratégia da empresa e vendas. Decisões estratégicas do Plano de Vendas. Decisões táticas do Plano de Vendas.
Power Skills nas Organizações
Autora: profª. Cristina Chaves Goldschmidt, Mestre, FGV.
Power skills, trabalhabilidade e a gestão da carreira do profissional de vendas. Inteligência emocional e inteligência social. Liderança e resiliência. Colaboração, trabalho em equipes de alto desempenho e diversidade.
FGV Enterprise Competition
Autor: Paulo da Costa Lopes.
Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Seminário de Encerramento
A Pós-Graduação Online prevê um seminário obrigatório ao final do curso como parte da disciplina FGV Enterprise Competition. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento, se remotamente ou presencialmente. E, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.
Investimento
Para saber valores, condições e formas de pagamento, entre em contato com nossos consultores.
Público-alvo
Graduados em diversas áreas do conhecimento que trabalham ou desejam trabalhar com gestão estratégica de vendas.
Pré-requisitos
- Graduação em qualquer área de conhecimento.
Pré-requisitos do curso:
- Tempo mínimo de conclusão da graduação: dois anos*.
- Tempo mínimo de experiência profissional: três anos**.
*Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
**Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
Certificado
Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Processo seletivo

- O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Documentação necessária
- Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
- Cópia do documento de Identidade e do CPF.
* Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.
Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.