Ir para o conteúdo
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
Portal do Aluno
Portal do Aluno
Buscar
MBA
Pós-Graduação
Curta e Média Duração
Programas Internacionais
Online
Semipresencial
Unidades
Caxias do Sul - RS
Santa Maria - RS
Joinville - RS
Blumenau - RS
Pelotas - RS
Campo Grande - MS
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
Facebook Youtube Linkedin Instagram
  • MBA
  • Pós- Graduação
  • Curta e Média Duração
  • Programas Internacionais
  • Explorar
    Programas
    MBA
    Pós-Graduação
    Curta e Média Duração
    Programas Internacionais
    Modalidades
    Online
    Live
    Unidades
    Caxias do Sul - RS
    Santa Maria - RS
    Pelotas - RS
    Joinville - RS
    Blumenau - RS
    Campo Grande - MS
    Cursos por Áreas
    Direito
    Economia e Finanças
    Estratégia e Negócios
    Gestão de Setores Específicos
    Liderança e Pessoas
    Marketing e Vendas

Home » Cursos » Economia e Finanças » MBA em Economia Comportamental

MBA
Economia e Finanças
432 horas/aula

MBA em Economia Comportamental

Conheça e aplique conceitos da economia comportamental para aprimorar práticas de gestão.

Com o MBA em Economia Comportamental, você vai compreender como funcionam os processos decisórios de agentes econômicos a partir de uma perspectiva multidisciplinar que envolve os campos da Psicologia, da Neurociência e de outras Ciências Sociais.

Análise decisória com ênfase na gestão empresarial

No MBA em Economia comportamental, você vai dominar os elementos que influenciam as decisões. Será capaz de formular insights estratégicos em diferentes esferas e atividades, incluindo marketing, finanças, negociação, mercado de seguros, gestão empresarial e pesquisas comportamentais.

Desenvolva competências essenciais às ciências comportamentais:

  • Identificar como a economia comportamental ajuda a entender processos decisórios.
  • Incorporar pressupostos psicologicamente realistas às análises decisórias.
  • Aplicar a economia comportamental para aprimorar estratégias organizacionais, criar produtos e gerar valor para o cliente.

Programas

Consulte o programa completo do curso

A Economia no Laboratório: Experimentos Econômicos e as Ciências Comportamentais

Economia experimental: princípios básicos e conceitos. Experimentos e a psicologia da tomada de decisões. Experimentos e preferências sociais. Experimentos e decisões financeiras.

Avaliação de Empresas

Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, Fusões e Aquisições.

Ciências Comportamentais e Percepção de Risco

Introdução ao mercado de seguros. Mercado de seguros: anomalias do lado da demanda. Mercados de seguros: anomalias do lado da oferta. Futuro do mercado de seguros.

Comportamento do Consumidor

Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Influências externas. Influências internas. Processo de decisão de consumo.

Decisões Estratégicas em Organizações

Introdução às decisões estratégicas empresariais. Excesso de confiança. Influências motivacionais e emocionais na tomada de decisões. Negociação.

Design Thinking e as Ciências Comportamentais

Design thinking: princípios, métodos e processos. Co-criação: desafios e oportunidades. Abordagem cognitiva do processo de design.

Economia Comportamental e Funcionamento dos Mercados

Funcionamento dos mercados sob a perspectiva da economia comportamental. Mercado de trabalho: oferta de mão de obra, produtividade e qualidade do trabalho. Economia comportamental e o mercado imobiliário. Economia comportamental, ciclo de vida e decisões de poupança.

Economia Comportamental e Políticas Públicas

Políticas públicas: conceitos básicos. Políticas públicas, incentivos e comportamento dos agentes econômicos. Arquitetura da escolha: a importância do contexto.

Economia Comportamental, Neuromarketing e Decisões de Consumo

Neuromarketing: conceitos básicos. Neuromarketing e estratégias de marketing. Economia comportamental, influências internas e decisões de consumo. Heurística nas decisões de consumo.

Economia e Psicologia

Economia Comportamental: história e controvérsias. Heurística e escolhas complexas. Utilidade e preferências do consumidor. Percepção de risco, contabilidade mental e framing. Papel das emoções. Preferências sociais.

Economia Empresarial e Comportamento dos Agentes Econômicos

Modelo de oferta e demanda. Políticas públicas e seus efeitos nos mercados. Comportamento das empresas e estrutura de mercado. Economia do setor público.

Finanças Comportamentais I

Eficiência de mercados: definição, evidências e críticas. Economia comportamental e psicologia dos investidores. Anomalias existentes no mercado financeiro.

Finanças Comportamentais II

Neuroeconomia e finanças comportamentais. Experimentos em finanças comportamentais. Oficina de experimentos em finanças comportamentais.

Finanças Corporativas

Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

Matemática Financeira

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

Neuroeconomia

Neurociências e Neuroeconomia. Fundamentos psicológicos e neurais das preferências econômicas. Mecanismos neurais da escolha. Preferências sociais.

Psicologia dos Incentivos

Visão econômica dos incentivos. Incentivos monetários e não-monetários. Capital social.

Teoria dos Jogos Aplicada às Ciências Comportamentais

Princípios básicos de teoria dos jogos. Problemas de coordenação. Reputação e sinalização. Escolhas intertemporais.

Público-alvo

Graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam atuar nos campos de Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Estratégia Corporativa.

Pesquisadores com interesse nas áreas de ciências comportamentais e experimentais.

Pré-requisitos:
  

Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*

Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

Processo seletivo da CEEM com análise curricular do candidato
  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

Documentação necessária

  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Coordenador Acadêmico
Escola Brasileira de Economia e Finanças
Modalidade: Live
Disponível em:
Início: 08/04/2026
Data limite de inscrição: 31/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
Duração: 18 meses
Ficou interessado?
Ficou interessado?
ou
Ficou com alguma dúvida?

Fale com um consultor educacional!

Centro de Ensino Empresarial conveniado da Fundação Getulio Vargas, a única no país com a certificação ISO 9001:2015 desde 1996 com sede em Caxias do Sul.

Receba nossa News

Nós te ensinamos a avançar na sua carreira. Deixe seu e-mail e receba conteúdos grátis.

A CEEM
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
Unidades
  • Santa Maria – RS
  • Pelotas – RS
  • Joinville – SC
  • Caxias do Sul – RS
  • Campo Grande - MS
  • Blumenau – SC
Conteúdo
  • Materiais Educativos
Educação
  • MBA
  • Pós-Gradução
  • Curta e Média Duração
  • Programas Internacionais
Área de Conhecimento
  • Direito
  • Economia e Finanças
  • Gestão de Setores Específicos
  • Liderança e Pessoas
  • Educação e Humanidades
  • Marketing e Vendas
Modalidades
  • Online
  • Semipresencial
Contato
  • Fale conosco
  • Ouvidoria Acadêmica
  • Sala de Imprensa
Redes Sociais
Facebook Youtube Linkedin Instagram
© 2025 CEEM - FGV. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade