Esteja na vanguarda dos negócios digitais.
Com o MBA em Transformação Digital, você saberá liderar o processo de transformação digital na sua organização. Com conteúdos sobre inovação e negócios, o programa proporciona conhecimentos em arquitetura de produtos e serviços digitais, IA, tecnologias disruptivas, entre outros temas essenciais para atender às demandas do mercado na era digital.
Conteúdo de negócios atualizado e focado no digital
O MBA em Transformação Digital prepara você para gerenciar qualquer projeto de inovação tecnológica, protagonizando iniciativas no campo corporativo.
Desenvolva competências para utilizar recursos inovadores e estabelecer um diferencial competitivo:
- Identificar desafios no novo ecossistema de competição digital.
- Gerenciar projetos técnicos relacionados à infraestrutura tecnológica.
- Conceber, modelar e implantar iniciativas digitais.
- Direcionar estratégias analisando tendências futuras.
Programa
Conheça o programa completo do curso
Arquitetura de big data e automação de decisões
Fundamentos de arquitetura de dados. Computação distribuída: big data, cloud computing, streaming. Arquitetura de dados em big data. Automação de decisões: impactos no negócio.
Arquitetura de produtos digitais
Arquitetura de plataformas digitais. Desenvolvimento de plataformas digitais. Integração de soluções de plataformas digitais. Engenharia de tráfego.
Arquitetura de serviços: SOA, EDA e IoT
Service-oriented architecture (SOA). Event-driven architecture (EDA). Telecomunicações: arquitetura e aplicações. Internet of things (IoT): arquitetura e aplicações.
Atração e retenção de equipes de alta performance
Capacidades interpessoais e de equipe necessárias para competir na Era Digital. Geração de valor por meio de pessoas e equipes (sinergia). Seleção de talentos e formação de equipes de Alta Performance. Gestão efetiva de stakeholders. Fatores críticos de sucesso para a efetiva entrega de resultados.
Economia digital e criptoativos
Aspectos basilares de blockchains, smartcontracts e da web3i. Impacto da adoção de criptotecnologias sob perspectiva macro e meso. Formas de utilização, financiamento, distribuição e governança de criptoativos. Tokens não fungíveis. Regulamentação de criptoativos.
Estratégias ágeis e empreendedorismo digital
Bases para a construção de empreendimentos de sucesso na Economia digital; ameaças e oportunidades no ecossistema empresarial; vantagens competitivas e pilares de competência; como fazer acontecer – visão, liderança e ritmo adequado.
Gestão de projetos de transformação digital
Gênese das iniciativas de transformação digital. Estrutura, finalidade e produtos das fases dos projetos de transformação digital. Papéis, competências e habilidades dos/as profissionais envolvidos/as. Abordagens para o gerenciamento e a condução dos projetos de transformação digital.
Gestão de TechOps: DevOps, DataOps e MLOps
DevOps. DataOps. MLOps. Aspectos organizacionais de gestão de TechOps.
Governança e segurança da informação
TI nas organizações; maturidade e papel de TI. Inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Governança de TI e planejamento estratégico. Decisões, estilos e frameworks de governança de TI.
Marketing digital
Capacidades analíticas necessárias para competir na Era Digital. Integração das métricas financeiras e não financeiras na estratégia mercadológica. Desenvolvimento e validação do sistema de métricas. Experimentos de mercado. Big data e sistema de métricas.
Modelos de negócios na era XTech
Transformação Econômica na Era Digital. E-business. E-commerce. Ecossistemas. Novos modelos de negócios.
Requisitos da engenharia de dados em cloud computing
Fundamentos de cloud computing. Serviços de cloud computing. Arquitetura e engenharia de cloud computing. Gerenciamento de segurança em cloud computing.
Solutions challenge I: modelagem do problema e análise de alternativas
- Esta disciplina visa ao estudo de situações-problema associadas à implementação de soluções e empreendimentos digitais.
- A disciplina é ancorada na análise dos componentes do processo decisório, com vistas a equacionar e resolver as situações-problema, a partir da exploração de desafios práticos tipicamente encontrados nas organizações digitais, sob a orientação e mentoria dos/as professores/as.
Solutions challenge II: implantação, requisitos e desdobramentos
- Esta disciplina visa ao estudo de situações-problema associadas à implementação de soluções e empreendimentos digitais.
- A disciplina é ancorada na análise dos componentes do processo decisório, com vistas a equacionar e resolver as situações-problema, a partir da exploração de desafios práticos tipicamente encontrados nas organizações digitais, sob a orientação e mentoria dos/as professores/as.
Storytelling e comunicação para projetos de inovação tecnológica
Significado de uma boa história – efetividade de comunicação no contexto organizacional. Elementos que compõem um enredo eficaz. Narrativas lineares e não lineares. Oficina de comunicação – delineando o enredo. Oficina de comunicação – Quão eficaz foi este enredo? Eficaz para quem?).
Técnicas e ferramentas de inteligência artificial
Aplicações de IA. Técnicas de aprendizado de máquina. Técnicas alternativas de IA. IA: visão de futuro e aspectos jurídicos e regulatórios.
Técnicas e tecnologias para curadoria de conteúdo
Biblioteconomia. Ontologias e web semântica. Knowledge graphs e NLP. Gestão de conhecimento nas empresas.
Tecnologias emergentes
Blockchain. Computação Quântica. Web 3.0. Exercício de futurologia: blockchain + computação quântica + web 3.0.
Público-alvo
- Quem atua em setores impactados pelas inovações digitais, como supply chain e Fintech.
- Executivos de áreas relacionadas com a Indústria 4.0, como robótica e automação.
- Profissionais do setor de Tecnologia da Informação em busca de maior domínio técnico.
Pré-requisitos:
- Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
- Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
- Inglês para leitura e compreensão de textos técnicos e de negócios.
* Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.
Certificado
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Processo seletivo

- O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato e palestra obrigatória;
- A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis e variar de acordo com a demanda e o curso escolhido;
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Documentação necessária
- Cédula de identidade
- Foto recente 3 x 4 (colorida)
- Diploma do curso de graduação*
- Histórico escolar de graduação
*Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.