Ir para o conteúdo
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
Portal do Aluno
Portal do Aluno
Buscar
MBA
Pós-Graduação
Curta e Média Duração
Programas Internacionais
Online
Semipresencial
Unidades
Caxias do Sul - RS
Santa Maria - RS
Joinville - RS
Blumenau - RS
Pelotas - RS
Campo Grande - MS
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
Facebook Youtube Linkedin Instagram
  • MBA
  • Pós- Graduação
  • Curta e Média Duração
  • Programas Internacionais
  • Explorar
    Programas
    MBA
    Pós-Graduação
    Curta e Média Duração
    Programas Internacionais
    Modalidades
    Online
    Live
    Unidades
    Caxias do Sul - RS
    Santa Maria - RS
    Pelotas - RS
    Joinville - RS
    Blumenau - RS
    Campo Grande - MS
    Cursos por Áreas
    Direito
    Economia e Finanças
    Estratégia e Negócios
    Gestão de Setores Específicos
    Liderança e Pessoas
    Marketing e Vendas

Home » Cursos » Tecnologia e Ciência de Dados » MBA em Transformação Digital

MBA
Tecnologia e Ciência de Dados
432 horas/aula

MBA em Transformação Digital

Esteja na vanguarda dos negócios digitais.

Com o MBA em Transformação Digital, você saberá liderar o processo de transformação digital na sua organização. Com conteúdos sobre inovação e negócios, o programa proporciona conhecimentos em arquitetura de produtos e serviços digitais, IA, tecnologias disruptivas, entre outros temas essenciais para atender às demandas do mercado na era digital.

Conteúdo de negócios atualizado e focado no digital

O MBA em Transformação Digital prepara você para gerenciar qualquer projeto de inovação tecnológica, protagonizando iniciativas no campo corporativo.

Desenvolva competências para utilizar recursos inovadores e estabelecer um diferencial competitivo:

  • Identificar desafios no novo ecossistema de competição digital.
  • Gerenciar projetos técnicos relacionados à infraestrutura tecnológica.
  • Conceber, modelar e implantar iniciativas digitais.
  • Direcionar estratégias analisando tendências futuras.

Programa

Conheça o programa completo do curso

Arquitetura de big data e automação de decisões

Fundamentos de arquitetura de dados. Computação distribuída: big data, cloud computing, streaming. Arquitetura de dados em big data. Automação de decisões: impactos no negócio.

Arquitetura de produtos digitais

Arquitetura de plataformas digitais. Desenvolvimento de plataformas digitais. Integração de soluções de plataformas digitais. Engenharia de tráfego.

Arquitetura de serviços: SOA, EDA e IoT

Service-oriented architecture (SOA). Event-driven architecture (EDA). Telecomunicações: arquitetura e aplicações. Internet of things (IoT): arquitetura e aplicações.

Atração e retenção de equipes de alta performance

Capacidades interpessoais e de equipe necessárias para competir na Era Digital. Geração de valor por meio de pessoas e equipes (sinergia). Seleção de talentos e formação de equipes de Alta Performance. Gestão efetiva de stakeholders. Fatores críticos de sucesso para a efetiva entrega de resultados.

Economia digital e criptoativos

Aspectos basilares de blockchains, smartcontracts e da web3i. Impacto da adoção de criptotecnologias sob perspectiva macro e meso. Formas de utilização, financiamento, distribuição e governança de criptoativos. Tokens não fungíveis. Regulamentação de criptoativos.

Estratégias ágeis e empreendedorismo digital

Bases para a construção de empreendimentos de sucesso na Economia digital; ameaças e oportunidades no ecossistema empresarial; vantagens competitivas e pilares de competência; como fazer acontecer – visão, liderança e ritmo adequado.

Gestão de projetos de transformação digital

Gênese das iniciativas de transformação digital. Estrutura, finalidade e produtos das fases dos projetos de transformação digital. Papéis, competências e habilidades dos/as profissionais envolvidos/as. Abordagens para o gerenciamento e a condução dos projetos de transformação digital.

Gestão de TechOps: DevOps, DataOps e MLOps

DevOps. DataOps. MLOps. Aspectos organizacionais de gestão de TechOps.

Governança e segurança da informação

TI nas organizações; maturidade e papel de TI. Inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Governança de TI e planejamento estratégico. Decisões, estilos e frameworks de governança de TI.

Marketing digital

Capacidades analíticas necessárias para competir na Era Digital. Integração das métricas financeiras e não financeiras na estratégia mercadológica. Desenvolvimento e validação do sistema de métricas. Experimentos de mercado. Big data e sistema de métricas.

Modelos de negócios na era XTech

Transformação Econômica na Era Digital. E-business. E-commerce. Ecossistemas. Novos modelos de negócios.

Requisitos da engenharia de dados em cloud computing

Fundamentos de cloud computing. Serviços de cloud computing. Arquitetura e engenharia de cloud computing. Gerenciamento de segurança em cloud computing.

Solutions challenge I: modelagem do problema e análise de alternativas

  • Esta disciplina visa ao estudo de situações-problema associadas à implementação de soluções e empreendimentos digitais.
  • A disciplina é ancorada na análise dos componentes do processo decisório, com vistas a equacionar e resolver as situações-problema, a partir da exploração de desafios práticos tipicamente encontrados nas organizações digitais, sob a orientação e mentoria dos/as professores/as. 

Solutions challenge II: implantação, requisitos e desdobramentos

  • Esta disciplina visa ao estudo de situações-problema associadas à implementação de soluções e empreendimentos digitais.
  • A disciplina é ancorada na análise dos componentes do processo decisório, com vistas a equacionar e resolver as situações-problema, a partir da exploração de desafios práticos tipicamente encontrados nas organizações digitais, sob a orientação e mentoria dos/as professores/as. 

Storytelling e comunicação para projetos de inovação tecnológica

Significado de uma boa história – efetividade de comunicação no contexto organizacional. Elementos que compõem um enredo eficaz. Narrativas lineares e não lineares. Oficina de comunicação – delineando o enredo. Oficina de comunicação – Quão eficaz foi este enredo? Eficaz para quem?).

Técnicas e ferramentas de inteligência artificial

Aplicações de IA. Técnicas de aprendizado de máquina. Técnicas alternativas de IA. IA: visão de futuro e aspectos jurídicos e regulatórios.

Técnicas e tecnologias para curadoria de conteúdo

Biblioteconomia. Ontologias e web semântica. Knowledge graphs e NLP. Gestão de conhecimento nas empresas.

Tecnologias emergentes

Blockchain. Computação Quântica. Web 3.0. Exercício de futurologia: blockchain + computação quântica + web 3.0.

Público-alvo

  • Quem atua em setores impactados pelas inovações digitais, como supply chain e Fintech.
  • Executivos de áreas relacionadas com a Indústria 4.0, como robótica e automação.
  • Profissionais do setor de Tecnologia da Informação em busca de maior domínio técnico.

Pré-requisitos:
  

  • Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
  • Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
  • Inglês para leitura e compreensão de textos técnicos e de negócios.

* Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

Processo seletivo da CEEM com análise curricular do candidato
  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato e palestra obrigatória;
  • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis e variar de acordo com a demanda e o curso escolhido;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

Documentação necessária

  • Cédula de identidade
  • Foto recente 3 x 4 (colorida)
  • Diploma do curso  de graduação*
  • Histórico escolar de graduação

*Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

Coordenador Acadêmico
Rodrigo Marotti Togneri

Criador de IA aplicada à Inteligência Financeira, Marketing Digital, Inteligência de Mercado e Curadoria de Conhecimento. Atua como Engenheiro de IA/ML (Machine Learning), cientista de dados e financista quant. É cofundador e CDO / CTO da FinDocs, uma plataforma educacional de inteligência financeira. É também professor de matemática, computação e ciência / engenharia de dados na EAESP, no MBA em Inteligência Artificial e Analytics Aplicadas a Negócios, e no MBA em Transformação Digital, todos da FGV. É bacharel em Engenharia de Produção (FEI) e mestre e doutor em Engenharia da Informação (UFABC).

Modalidade: Live
Disponível em:
Início: 06/04/2026
Data limite de inscrição: 31/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
Duração: 20 meses
Ficou interessado?
Ficou interessado?
ou
Ficou com alguma dúvida?

Fale com um consultor educacional!

Centro de Ensino Empresarial conveniado da Fundação Getulio Vargas, a única no país com a certificação ISO 9001:2015 desde 1996 com sede em Caxias do Sul.

Receba nossa News

Nós te ensinamos a avançar na sua carreira. Deixe seu e-mail e receba conteúdos grátis.

A CEEM
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
  • Quem somos
  • Cursos
  • Blog
  • Dúvidas frequentes
  • Convênios
Unidades
  • Santa Maria – RS
  • Pelotas – RS
  • Joinville – SC
  • Caxias do Sul – RS
  • Campo Grande - MS
  • Blumenau – SC
Conteúdo
  • Materiais Educativos
Educação
  • MBA
  • Pós-Gradução
  • Curta e Média Duração
  • Programas Internacionais
Área de Conhecimento
  • Direito
  • Economia e Finanças
  • Gestão de Setores Específicos
  • Liderança e Pessoas
  • Educação e Humanidades
  • Marketing e Vendas
Modalidades
  • Online
  • Semipresencial
Contato
  • Fale conosco
  • Ouvidoria Acadêmica
  • Sala de Imprensa
Redes Sociais
Facebook Youtube Linkedin Instagram
© 2025 CEEM - FGV. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade