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Home » Cursos » Liderança e Pessoas » MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

MBA
Liderança e Pessoas
432 horas/aula

MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos – implemente as melhores práticas de gestão de pessoas e impulsione os resultados da sua organização.

Com o MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, você vai dominar os pilares da gestão de pessoas e de negócios. Por meio de conteúdo prático, poderá implementar políticas de gestão alinhadas à estratégia empresarial, incluindo estruturas de cargos e salários, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, entre outros elementos essenciais de RH.

Gestão de RH estratégica e com enfoque colaborativo

Com o MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, você desenvolverá planos de ação capazes de alinhar nível tático, estratégico e operacional. Será capaz de tomar decisões embasadas em indicadores de RH, criar treinamentos eficazes para aprimorar o desempenho da equipe e melhorar a retenção de talentos.

Desenvolva competências para atuar com gestão de recursos humanos a partir de uma visão holística.

  • Avaliar os resultados dos programas de treinamento, desenvolvimento e formação.
  • Integrar as novas configurações econômicas, sociais e tecnológicas à gestão de pessoas.
  • Criar um ambiente colaborativo, inclusivo e propício ao exercício da liderança.

Programa

Consulte o programa completo do curso

Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas

Funções e características dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação. Desenho de programas de treinamento. Modelos de avaliação dos resultados de programas de treinamento. Universidade corporativa. Novas tecnologias de aprendizagem. Coaching e mentoring como ferramentas de desenvolvimento. Gestão de talentos (high potentials).

Atração, seleção e retenção de pessoas

Proposta de valor para o empregado e gestão da marca empregadora. Marca empregadora e experiência do empregado. Manpower planning. Estratégias e processos utilizados para atração, seleção e engajamento de pessoas. Uso de novas tecnologias e ferramentas nos processos de recrutamento e seleção. Onboarding e desligamento.

Comunicação interpessoal e corporativa

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.

Desafios da aceleração digital

Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do negócio à solução de um problema relacionado ao papel do profissional de recursos humanos no âmbito do negócio, considerando as exigências de um processo de aceleração digital;

planejar decisões e ações no campo de gestão de RH que considerem um ambiente de aceleração digital e envolvam a construção de um novo mindset focado em jornadas (experiência das pessoas), e não mais em processos isolados;

recomendar ações que fortaleçam o papel do profissional de RH para enfrentar os desafios do futuro do trabalho, considerando um ambiente de negócios cada vez mais digital, imprevisível e de mudanças aceleradas e

justificar projetos e investimentos que estejam alinhados com os sistemas de recursos humanos e que contribuam para a aceleração digital da organização/do negócio.

Environmental, social e corporate governance

Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Finanças para Não Financeiros

Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

Gestão da diversidade e da inclusão

Diversidade e inclusão: conceitos essenciais. Vieses inconscientes e estereótipos. Preconceito e discriminação. Importância e benefícios da diversidade e da inclusão. Lidando com as diferenças. Inclusão nas organizações. Boas práticas e programas de diversidade e de inclusão.

Gestão de desempenho e competências

Movimento em torno da competência: fundamentos e abordagens. Competência versus qualificação. Ambiente de negócios, e competências organizacionais e profissionais distintivas. Gestão de/por competências. Gestão por competências, e desempenho organizacional e pessoal. Formas de diagnóstico, intervenção, desenvolvimento e avaliação de desempenho baseadas em competência.

Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.

Mudança e cultura organizacional

Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança.

People analytics

People analytics e gestão estratégica de recursos humanos. Barreiras à implementação do people analytics. Aplicações em people analytics. Coleta de dados e monitoramento de indicadores de RH. Conceitos fundamentais em análise de dados. Utilização de dashboards e scorecards de RH na tomada de decisão.

Projeto aplicado ao RH

Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do RH à solução de um problema relacionado ao papel do profissional de recursos humanos;

elaborar projetos que proponham soluções para os desafios do RH;

aplicar conceitos e metodologias ágeis na elaboração de projetos de RH e

recomendar ações que fortaleçam o papel do profissional de RH para enfrentar os desafios do futuro do trabalho, considerando um ambiente de negócios cada vez mais imprevisível e de mudanças aceleradas.

Relações de Trabalho

Relações de trabalho na transição para a Quarta Revolução Industrial. Flexibilização das relações de trabalho: diferentes formas de contratação e vínculo entre o indivíduo, o trabalho e as organizações. Relações sindicais e formas contemporâneas de mediação e antecipação de conflitos na esfera do trabalho. Individualização e precarização do trabalho. Gestão de pessoas e aspectos legais. Saúde ocupacional, assédio moral e sexual.

Remuneração e recompensa

Desenho e estrutura de cargos e funções a partir de uma abordagem estratégica. Remuneração estratégica. Políticas salariais e políticas de benefício. Políticas de remuneração variável. Remuneração total: recompensas financeiras e não financeiras. Pesquisa salarial e estudos de mercado. Equidade e justiça. Alinhamento interno e externo.

Saúde corporativa

Cenário da saúde nas organizações. Aspectos econômicos, tributários, humanos e de sustentabilidade. Saúde como estratégia. Saúde corporativa. Princípios e políticas de saúde nas organizações. Conceitos, modelos e programas de desenvolvimento da saúde. Qualidade de vida no trabalho. Políticas de qualidade de vida no trabalho. Mindfulness.

Workshop de negociação

Aplicar as habilidades de negociação à gestão de recursos humanos e ao relacionamento com stakeholders;

aplicar conceitos, estratégias e ferramentas de gestão de conflitos e negociação de modo a contribuir para a melhoria do clima e dos resultados organizacionais e

promover uma cultura que encare o conflito como algo natural e inerente ao processo de gestão e como uma alavanca para o processo de inovação.

Investimento

Fale com nossos consultores para informações sobre valores e condições.

Público-alvo

| Profissionais de diversos campos do conhecimento que atuam ou desejam atuar como especialistas na área de recursos humanos.

Pré-requisitos
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

Processo seletivo da CEEM com análise curricular do candidato
  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

Documentação necessária

  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Coordenador Acadêmico
Lucia Barbosa de Oliveira

Lucia B. Oliveira é Doutora e Mestre em Administração pelo Instituto Coppead de Administração (UFRJ) e graduada em Ciências Econômicas pela PUC-RJ. Possui sólida experiência profissional em empresas de diferentes setores, com destaque para o mercado financeiro e a indústria de telecomunicações. Atualmente, é professora adjunta da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE-FGV), com atuação na Graduação em Administração e nos Mestrados Profissionais. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais de reconhecida qualidade (Qualis A1 e A2) e tem apresentado trabalhos em congressos científicos importantes, especialmente o Encontro Nacional da ANPAD e o Academy of Management Meeting (EUA).

Modalidade: Live
Disponível em:
Início: 06/04/2026
Data limite de inscrição: 31/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
Duração: 20 meses
Ficou interessado?
Ficou interessado?
ou
Ficou com alguma dúvida?

Fale com um consultor educacional!

Centro de Ensino Empresarial conveniado da Fundação Getulio Vargas, a única no país com a certificação ISO 9001:2015 desde 1996 com sede em Caxias do Sul.

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