MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores – lidere pessoas implementando políticas e práticas alinhadas ao negócio.
No MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores, você vai adquirir uma visão multidisciplinar da área de gestão de pessoas. Por meio de um repertório que inclui Gestão, Psicologia, Neurociência e outras disciplinas essenciais, você será capaz de implementar estratégias para melhorar os resultados organizacionais por meio da gestão de equipes.
Abordagem holística da gestão de pessoas
O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores prepara você para liderar pessoas com diferentes perfis comportamentais e características pessoais. Você será capacitado a desenvolver equipes de alto desempenho com metodologias inovadoras, técnicas de comunicação, feedback e negociação, dentre outras ferramentas.
Desenvolva competências para alinhar a gestão de pessoas à estratégia empresarial.
- Identificar, desenvolver e mobilizar soft skills relevantes às dinâmicas organizacionais.
- Aplicar metodologias criativas para o desenvolvimento da liderança.
- Integrar as áreas de gestão de negócios, gestão de pessoas e liderança de equipes.
Programa
Consulte o programa completo do curso
Autoconhecimento e trajetória profissional
O mundo do trabalho na nova economia. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Autoconhecimento e autogestão da carreira. Âncoras de carreira. Sentidos do trabalho e propósito profissional. Empregabilidade. Competências de carreira. Networking. Gestão de carreira e seus desafios. Plano de desenvolvimento pessoal e de carreira.
Coaching e mentoring
Coaching e mentoring como ferramentas de engajamento e desenvolvimento de equipes. Diferenças, semelhanças e limitações do coaching e do mentoring. Ferramentas e funções do coaching e do mentoring aplicados à gestão de pessoas. Aplicações de coaching e mentoring na organização para fomentar aprendizado, autonomia, processo sucessório e resultados sustentáveis. Técnicas essenciais aos processos de coaching e mentoring.
Comunicação integrada
Processo de comunicação. Interferências nos resultados organizacionais. Restrições à compreensão da mensagem. Escuta consciente e confirmação de compreensão da mensagem. Assertividade. Comunicação com diferentes perfis comportamentais. Comunicação não violenta. Percepção de estados emocionais. Expressão corporal. Comunicação integrada organizacional: o que é, características e canais de comunicação.
Economia Comportamental e Tomada de Decisão
Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.
Empreendedorismo e gestão da inovação
Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Estratégia corporativa e de negócios
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Ética e sustentabilidade
Ética, moral e valores. Ética empresarial e ética profissional. Código de conduta e comitê de ética. Responsabilidade e integridade pessoal. Desafios e dilemas éticos. Desenvolvimento sustentável. Responsabilidade socioambiental e cidadania corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva. Balanço social. Triple bottom line.
Filosofia para Gestores
Surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. Transformações históricas do saber filosófico: Filosofia grega, Filosofia moderna e Filosofia contemporânea. Desafios e dilemas filosóficos da atual sociedade tecnológica. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. Filosofia como instrumento para o desenvolvimento de profissionais da gestão.
Gestão da diversidade e da inclusão
Diversidade e inclusão: conceitos essenciais. Vieses inconscientes e estereótipos. Preconceito e discriminação. Importância e benefícios da diversidade e da inclusão. Lidando com as diferenças. Inclusão nas organizações. Boas práticas e programas de diversidade e de inclusão.
Gestão de equipes e talentos
Diferentes perspectivas em torno da noção de talento. Dinâmicas de identificação, atração, desenvolvimento, acompanhamento e retenção de talentos. Gestão da singularidade e empowerment. Construção e desenvolvimento de equipes. Gestão de equipes virtuais, autogerenciáveis e em redes colaborativas. Gestão de grupos ágeis e squads. Espiral de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.
Governança corporativa e compliance
Princípios essenciais de governança: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Conceito de stakeholder. Conceito de ESG (environmental, social and corporate governance). Arquitetura de governança. Teoria da Agência e conflitos de interesse. Boas práticas de governança corporativa. Gestão e programas de compliance. Governança, compliance e geração de valor para a organização. Relatório GRI.
Liderança, poder e influência
Movimento em torno da liderança: principais abordagens e fundamentos. Liderança como relação de poder e influência. Liderança versus gerenciamento. Das competências gerenciais às competências em liderança. Liderança e construção de ambiências organizacionais de alto desempenho. Pipeline e formas de desenvolvimento da liderança. Liderança de si e dos outros.
Mudança e cultura organizacional
Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança.
Negociação e administração de conflitos
Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.
Neurociência aplicada à gestão
Neurociência: contribuições à gestão dos elementos humanos das organizações. Neurociência Cognitiva e comportamento social: atenção, inteligência emocional, inteligência social e soft skills. Aplicações da Neurociência Sociocognitiva ao desenvolvimento de pessoas. Neurociências, relações interpessoais e dinâmicas comunicacionais. Metodologias, abordagens e desafios da Neurociência aplicada à liderança e à gestão de pessoas.
Projetos e metodologias ágeis
Gerenciamento de projetos – visão geral. Conceitos básicos de gestão de projetos. Escritório de Projetos – Project Management Office (PMO). Stakeholders. Fases e entregas ao longo do ciclo de vida dos projetos. Escopo. Canvas. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Plano de gerenciamento do projeto. Metodologias ágeis: o que é, diferenciação de outras metodologias. Manifesto ágil e seus elementos – mindset, quatro valores, 12 princípios e práticas. SCRUM e seus componentes.
Saúde corporativa e mindfulness
Temas globais que impactam a gestão da saúde nas organizações. Motivadores do tema da gestão da saúde nas organizações e os seus impactos. Conceitos biopsicossocial e espiritual. Autogestão das dimensões biológica e psicológica. Resiliência e gestão da energia para gestão do estresse pessoal. Gestão da energia para superar o estresse. Conceito, objetivos e fundamentos do mindfulness. Vivências e uso do mindfulness no mundo corporativo. Classificação e práticas de mindfulness. Como apresentar o mindfulness e as suas práticas nas organizações.
Storytelling e outras práticas de comunicação
Técnicas de apresentação: estrutura, conteúdo e planejamento. Obstáculos internos e externos relacionados a apresentações em público. Storytelling: conceitos, técnicas e aplicabilidade. Condução de reuniões presenciais e virtuais. Marketing pessoal e relacionamento com a mídia e as redes sociais.
Investimento
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Público-alvo
- Graduados em diversas áreas do conhecimento que desejam trabalhar com Gestão Estratégica de Pessoas.
Pré-requisitos
- Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
- Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.
Certificado
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Processo seletivo
- O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Documentação necessária
- Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
- Cópia do documento de Identidade e do CPF.
* Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.
Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.