Promova transformações corporativas impactantes implementando estratégias de prevenção e defesa contra ameaças do ciberespaço.
No MBA em Cibersegurança, você vai aprender a gerenciar os riscos cibernéticos, assim como planejar ações de mitigação de riscos e respostas a incidentes de cibersegurança. Você também desenvolverá competências para, de forma integrada e transversal nas organizações, promover a proteção de toda a cadeia de valor do negócio.
Abordagem holística da gestão de riscos cibernéticos
Com o MBA em Cibersegurança, você promove mudanças corporativas para reduzir os riscos que envolvem a integridade, a disponibilidade, a confidencialidade e a privacidade dos dados e da infraestruturas de uma organização.
Desenvolva novas competências gerenciais:
- Analisar riscos, ameaças e desafios de cibersegurança.
- Interpretar impactos relacionados à aceleração digital, propondo soluções.
- Relacionar a estratégia de segurança da informação às demais estratégias do negócio.
- Planejar e coordenar ações de mitigação de riscos e resposta a incidentes cibernéticos.
Programa
Conheça o programa completo do curso
Ameaças cibernéticas: identificação e prevenção
Inteligência sobre cibersegurança. Ameaças por meio do fator cibernético. Ferramentas contra as ciberameaças. Cibersegurança como facilitadora da organização.
Arquitetura de big data e automação de decisões
Fundamentos de arquitetura de dados. Computação distribuída: big data, cloud computing, streaming. Arquitetura de dados em big data. Automação de decisões: impactos no negócio.
Arquitetura de produtos digitais
Arquitetura de plataformas digitais. Desenvolvimento de plataformas digitais. Integração de soluções de plataformas digitais. Engenharia de tráfego.
Arquitetura de serviços: SOA, EDA e IoT
Service-oriented architecture (SOA). Event-driven architecture (EDA). Telecomunicações: arquitetura e aplicações. Internet of things (IoT): arquitetura e aplicações.
Atração e retenção de times de cibersegurança
Capacidades interpessoais e de equipe necessárias para competir na Era Digital. Geração de valor por meio de pessoas e equipes (sinergia). Seleção de talentos e formação de times de cibersegurança. Gestão efetiva de stakeholders. Fatores críticos de sucesso para a efetiva entrega de resultados.
Conselheiros, diretores e a cibersegurança
Evolução dos cenários de risco em cibersegurança e papel do board. Modelos de gestão e frameworks reconhecidos e mais adotados pelo mercado. Importância de um SOC – Security Operation Center. Definição do tamanho adequado de times, investimentos e incentivos relevantes para a difusão da cultura de cibersegurança. Difusão de conhecimentos exigidos atualmente para uma apropriada gestão de cibersegurança. Tendências regulatórias e integração de riscos cibernéticos ao modelo de riscos corporativos. Compliance. Funcionamento e importância do seguro cibernético. Processos críticos de cibersegurança e dos principais vetores de ameaças. Inteligência de ameaças para tratamento dos riscos cibernéticos.
Economia digital, criptoativos e ecossistema do cibercrime
Aspectos basilares de blockchains, smartcontracts e da web3. Impacto da adoção de criptotecnologias sob perspectiva macro e meso. Formas de utilização, financiamento, distribuição e governança de criptoativos. Tokens não fungíveis. Regulamentação de criptoativos. Organização do cibercrime e a sua relação com criptoativos.
Estrutura de cibersegurança: operação, orçamento e alinhamento com o negócio
Pilares da segurança da informação: tecnologia, processos/procedimentos, pessoas. Importância de orçamentos adequados para as propostas de cibersegurança. Principais métricas para gestão de cibersegurança. Envolvimento da alta gestão com os assuntos relacionados à cibersegurança.
Éthical hacking, como planejar e implementar testes de invasão
Ética de hackeamento. Preparação para a batalha: perspectivas defensiva e ofensiva. Vulnerabilidades do TCP/IP. Vulnerabilidades em aplicações corporativas: e-mail, Windows, Linux. Introdução ao reconhecimento. Engenharia social: ferramentas e métodos.
Gestão de riscos cibernéticos
Fundamentos da gestão de riscos. Ciclo de gestão de riscos. Avaliação e tratamento de riscos. Inter-relação do risco com a organização.
Governança e segurança da informação
TI nas organizações; maturidade e papel de TI. Inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Governança de TI e planejamento estratégico. Decisões, estilos e frameworks de governança de TI.
Modelos de negócios na era XTech
Transformação Econômica na Era Digital. E-business. E-commerce. Ecossistemas. Novos modelos de negócios.
Plano de continuidade de negócios
Princípios da continuidade de negócios. Continuidade em operação. Fatores de sucesso de um PCN. Comunicação para a continuidade de negócios.
Plano estratégico de segurança da informação
Governança de segurança da informação. Recursos e formalização. Estabelecimento de apoio colateral. Maturidade do plano estratégico de segurança da informação.
Regulação em cibersegurança e análise forense
Principais marcos regulatórios da Era Digital no Brasil e no mundo. Normas e padrões. Responsabilidades civil, criminal e trabalhista. Análise forense e aspectos jurídicos da forense computacional.
Resposta a ataques cibernéticos
Fundamentos da resposta a incidentes cibernéticos. Possíveis causas de incidentes cibernéticos. Recursos humanos no processo de resposta a incidentes cibernéticos. Possíveis consequências de um incidente cibernético.
Técnicas e ferramentas de inteligência artificial
Aplicações de IA. Técnicas de aprendizado de máquina. Técnicas alternativas de IA. IA: visão de futuro e aspectos jurídicos e regulatórios.
Tecnologias emergentes
Blockchain. Computação Quântica. Web 3.0. Exercício de futurologia: blockchain + computação quântica + web 3.0.
Investimento
Fale com nossos consultores para informações sobre preços e condições.
Público-alvo
- Líderes de nível estratégico ou tático nas áreas de tecnologias (CIO) e operações (COO).
- Gestores do setor de conformidade e governança (compliance & governance).
- Profissionais experientes no segmento de segurança da informação e privacidade de dados.
- Quem atua com direção transversal integrada e tecnologia da informação.
Pré-requisitos:
- Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
- Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
- Inglês para leitura e compreensão de textos técnicos e de negócios
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.
Certificado
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Processo seletivo

- O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Documentação necessária
- Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
- Cópia do documento de Identidade e do CPF.
* Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.
Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.